NOTÍCIAS

Frente Parlamentar Nacional da Erva-Mate vai ser lançada em Brasília

     Com a assinatura de 215 deputados federais e 15 senadores, a Frente Parlamentar da Erva-Mate será lançada nesta quarta-feira, 5 de julho, no Congresso Nacional. A solenidade foi marcada para as10h, no Espaço Mário Covas da Câmara, onde também estará acontecendo uma mostra do setor, com exposição de painéis, material de divulgação e produtos derivados da erva-mate, em parceria com o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e Escola do Chimarrão.       
     Presidida pelo deputado Heitor Schuch, a Frente funcionará como um fórum de discussões sobre os principais gargalos enfrentados hoje pela cadeia produtiva e as políticas necessárias para o incentivo e desenvolvimento do setor. "Precisamos ampliar o debate sobre a cultura a fim de sanar os gargalos e promover o aumento do consumo e da produção", destaca Schuch.     
     Entre as principais demandas setoriais estão a criação de um preço mínimo ou de referência para a erva-mate; inserção dos derivados nas compras institucionais; alteração na legislação permitindo manejo da planta em áreas de APP; enfrentamento às barreiras impostas pelo Mercosul; maior apoio à pesquisa de produção e desenvolvimento de novos produtos e construção de um padrão nacional de erva-mate com a criação do selo de garantia. Esses pontos já vêm sendo encaminhados em nível de Estado pela Frente Parlamentar da Erva-Mate do RS, presidida pelo deputado Elton Weber. Também estarão em foco na audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Câmara no dia seguinte ao lançamento da Frente, quinta-feira (6), às 9h.     
     Conforme Schuch, o objetivo é aproveitar a grande presença de lideranças gaúchas em Brasília na Expotchê para promover as potencialidades da cadeia produtiva. Na mostra, além de se apresentar os produtos oriundos da erva-mate, tanto cosméticos como alimentares, será promovida durante todo o dia degustação de chás, sucos, biscoitos, bolos e salgadinhos feitos a partir dessa matéria-prima. “Certamente será uma ação pioneira, de impacto, que vai ajudar a divulgar as muitas possibilidades de utilização da erva-mate, que ultrapassam o tradicional chimarrão", sintetiza Schuch.       
   De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a erva-mate é explorada economicamente em cerca de 560 municípios do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 110 mil hectares. O produto é cultivado em 180 mil propriedades e gera mais de 710 mil empregos diretos. O RS é responsável por 61,2% da produção nacional com consumo per capita de 9kg/habitante/ano, as exportações gaúchas representam US$ 32,4 milhões, principalmente para Uruguai, Chile e Espanha. Por sua vez, as exportações brasileiras do produto estão aumentando e, em 2011, totalizaram US$ 60 milhões em vendas para mais de 30 países.

Assessoria de Imprensa – 04/07/2017 – Luiz Boaz