NOTÍCIAS

Futuro do setor da vitivinicultura está comprometido, alerta Schiavenin

A XV Jornada da Viticultura Gaúcha, realizada no dia 3 de julho, em Flores da Cunha, atingiu as expectativas e os objetivos propostos. Essa foi a avaliação do coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, também presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua. Para ele, o evento proporcionou o debate, a reflexão, a troca de idéias e de opiniões sobre o futuro da viticultura gaúcha.
Mais de 500 produtores tiveram a oportunidade de fazer uma análise da produção de uvas no contexto mercadológico mundial, ao mesmo tempo em que as palestras proporcionaram uma visão da importância de introduzir mudanças, a fim de melhorar, ainda mais, a qualidade da uva.
Schiavenin ressaltou que ficou evidente que o produtor de uvas está inseguro,  insatisfeito e não tem uma perspectiva otimista em relação ao futuro da viticultura. O dirigente disse que o preço da uva não cobre o custo de produção, enquanto a mão-de-obra, além de cara, é escassa. Falou, também, da necessidade de refletir seriamente sobre essa realidade, isto é, ou se remunera melhor o produtor ou o futuro do setor estará comprometido, alerta Schiavenin.

Assessoria de Imprensa – 09/07/2014