NOTÍCIAS

Importação de Leite será suspensa pelo Governo Federal

A FETAG-RS, representada pelo seu vice-presidente Nestor Bonfanti, esteve hoje(10) em Brasília juntamente com a comitiva de lideranças gaúchas, como o Secretário Estadual da Agricultura – Ernani Polo, o Presidente da Federarroz – Henrique Dorneles, Deputado Estadual Elton Weber,  Deputado Estadual Adolfo Brito, Deputado Estadual Zé Nunes, Presidente do Sindilat – Alexandre Guerra, Presidente da Apil – Wladimir Dalbosco, Presidente da FAMURS – Salmo Dias de Oliveira, Vice-presidente do IGL – Mario Nascimento, Presidente do Fundesa – Rogério Kerber e Assessor Técnico do Irga – José Carlos Pires.

A comitiva esteve em várias audiências com as instâncias governamentais, entre elas uma agenda com o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Eumar Roberto Novacki. Na oportunidade o Secretário Eumar declarou à comitiva gaúcha em primeira mão que as importações de leite vindas do Uruguai serão imediatamente suspensas pelo Governo Federal. Ainda informou que serão realizadas investigações para verificar a possível triangulação de leite realizada pelo país, inspecionando também a qualidade sanitária do leite importado.

Para o Vice-presidente da FETAG-RS Nestor Bonfanti, está é uma conquista reflexo das mobilizações realizadas pela federação no estado. “As inúmeras ações realizadas pela FETAG-RS, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e os agricultores como exemplo, mobilizações e audiências, foram uma forma de pressão ao Governo. A união das entidades também é fundamental para que conseguíssemos estancar por enquanto a importação de leite vindo do Uruguai” afirma o dirigente.

Segundo o Presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva o anúncio do governo federal para barrar as importações é positivo. Contudo, o dirigente afirma que é urgente que seja anunciada o montante para compras institucionais para que aconteça a regulamentação do mercado.