INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.508

INFORMATIVO N° 1.508

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 09/02/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

COMISSÃO DE INTEGRADOS REÚNE-SE PARA DISCUTIR DEMANDAS

Na quarta-feira (3), estiveram reunidos, por videoconferência promovida pela FETAG-RS, a comissão de Integrados da Federação, produtores ligados as CADECS das integradoras, avicultores e lideranças sindicais ligadas ao tema com objetivo de discutir o cenário atual bem como as demandas dos produtores que trabalham em sistema de integração.

Na reunião, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, juntamente com o diretor de Política Agrícola Eugênio Zanetti, trouxeram algumas demandas já levantadas por produtores, dentre elas, o aumento da porcentagem a ser discutida; o recebimento de pesos das cargas via WhatsApp ou e-mail; receber com mais agilidade o acerto e a ficha do lote entregue; discutir a possibilidade da utilização de camas de menor custo (casca de arroz); utilização do WhatsApp para pedidos de ração (e-mail é considerado ineficiente); aumentar densidade de alojamento; em caso de obrigatoriedade do uso de CAL, empresa deverá fornecer ou subsidiar custo do mesmo; e suprimir a pratica de média dos 3 últimos lotes.

 

A reunião foi uma importante oportunidade para que os produtores pudessem dialogar, discutir sobre os temas citados e apresentar outras questões que precisavam ser debatidas.

De acordo com os produtores, não há transparência e diálogo por parte das Integradoras, além dos custos de produção que são feitos pelos produtores e não são aceitos pelas empresas, que desconsideram a depreciação da estrutura e de alojamento como custo.

A Imposição de novos investimentos aos produtores que pararam de produzir por falta de água causada pela estiagem que atingiu o Estado; a flexibilização da GTA, que vem pronta da empresa e a responsabilidade de destino do excedente que fica a cargo do produtor; falta de qualidade na ração; e o pedido por mais transparência no cálculo de conversão semanal.

Como resultado da videoconferência, ficou definido que serão realizadas reuniões individuais com os representantes das CADECs do Municípios de Montenegro e Caxias do Sul para articulação das demandas. Também será marcada uma reunião coletiva com a participação dos representantes das CADECs a nível de Estado, além de organização de um grupo de WhatsApp para facilitar e agilizar a comunicação entre FETAG e representantes das CADECs.

 

INDÚSTRIA DO TABACO PLANEJA CONTRATAR 10% A MAIS

Está aberto desde dezembro mas com mais intensidade nesta época os trabalhos na indústria do tabaco. Com o início do beneficiamento da safra 20/21 nos principais pólos, as contratações temporárias também devem crescer na indústria fumageira.

Na temporada passada o total de contratos sazonais foi de 6,5 mil trabalhadores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) o incremento pode ser de 10% nas contratações.

De acordo com o presidente da entidade, Gualter Baptista Júnior, até março 30% do contingente sazonal já estará contratado.“E até maio as indústrias deverão estar em plena capacidade, com 80% dos trabalhadores sazonais já em atividade”, destaca.

Mesmo com os problemas enfrentados por muitas lavouras com alta incidência de granizo e a estiagem na Metade Sul do Rio Grande do Sul a safra tem boa expectativa em produção e qualidade das folhas. De acordo com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) a estimativa para a safra 20/21 está em 607 mil toneladas, uma redução de 4% em todos os Estados do Sul. No Rio Grande do Sul, a estimativa de produção aponta para 263.971 toneladas de tabaco (235 mil na variedade Virgínia; 28 mil no Burley; e 528 toneladas no Comum), cultivadas em uma área de 123.2 mil hectares.

Fonte: Portal Agrolink

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.