INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.517

INFORMATIVO N° 1.517

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 16/3/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

FETAG-RS E COMITÊS DE BACIAS DISCUTEM ATUALIZAÇÃO DE LEI SOBRE USO DE RECURSOS HÍDRICOS

 

Na sexta-feira (12), a FETAG-RS convocou dirigentes que integram os Comitês de Bacias de todo o Estado para discutir a atualização na Lei n° 10.350/1994, que dispõe sobre o uso de recursos hídricos no Rio Grande do Sul e prevê, inclusive, a cobrança sobre a água utilizada pelos agricultores familiares para o cultivo de suas lavouras.

A FETAG-RS já havia discutido o assunto em reunião realizada na quinta-feira (10) que contou com a participação de entidades e de representantes do Governo no Estado e se posicionou de forma contrária a cobrança, que pode ser considerada como mais um imposto a ser pago pelo agricultor e que irá aumentar ainda seus custos de produção.

Na reunião desta sexta-feira, a FETAG-RS e os integrantes dos Conselhos de Bacias definiram que não será aceito nenhum tipo de cobrança que penalize a agricultura e a pecuária familiar e que o formulário de atualização da resolução terá seu preenchimento de forma padronizada, evitando futuros problemas.

Também foi definido que a FETAG-RS pleiteará, por meio de ofício, uma vaga dentro do Conselho de Recursos Hídricos do Estado para que possa assim ter mais poder para levar as demandas do movimento sindical.

De acordo com o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “não é justo que o agricultor, que é quem mais preserva os recursos naturais tenha que pagar uma conta que não é sua.  Não iremos aceitar mais um tributo que afetará a lucratividade das famílias”.

Também participou da reunião o assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAG-RS, Guilherme Velten Júnior.

NOTA: JUDICIÁRIO GAÚCHO LONGE DA REALIDADE

 

Enquanto a sociedade riograndense está vivendo um dos piores momentos de sua história com a pandemia do Covid-19, tendo mais de 80% do comércio fechado, pessoas desempregadas,  o sistema de saúde entrando em colapso, a educação ruindo e a economia indo para o buraco, a Procuradoria-Geral da Justiça no dia 09 de março publicou no Diário Eletrônico do Ministério Público um provimento dando auxílio saúde aos seus magistrados e servidores, ativo ou inativos, do Poder Judiciário e do Ministério Público.

 

A FETAG-RS vê com desprezo esta iniciativa. Enquanto entidade representativa, há tempo vem levantando a bandeira de luta contra os privilégios de algumas autarquias no Brasil, e neste momento não tomaria posição diferente. A Federação repudia o judiciário que cria um aumento salarial enrustido de “auxílio saúde” enquanto milhares de gaúchos passam fome.

 

A sociedade espera que seus representantes e quem detêm o poder da justiça e julgamento, tomem atitudes que enalteçam a solidariedade, a compaixão e a empatia. O judiciário com esta medida vai no sentido inverso, dando um tapa na cara da sociedade gaúcha em um momento tão difícil.

 

A FETAG-RS apoia a Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios da Assembleia Legislativa na busca de mecanismos jurídicos para combater este “aumento salarial” do judiciário.

 

RS ALTERNA ENTRE DIAS SECOS E PANCADAS DE CHUVA

 

Esta semana será com bastante alternância no tempo pela passagem de duas frentes frias. O primeiro sistema avança pelo Estado nesta terça-feira (16), levando chuva para todo o RS, com risco de tempestades sobretudo no Centro e Oeste gaúchos. A quinta (18) e a sexta-feira (19) serão ensolaradas, mas no fim de semana outra frente fria deverá levar chuva intensa e abrangente ao Rio Grande do Sul.

A temperatura também oscila. Começamos a semana com intenso calor em todo o Estado, mas que deverá arrefecer até a quinta-feira. Após nova elevação de temperatura no sábado (20), outra massa de ar frio deverá chegar ao Rio Grande do Sul por volta da terça-feira da semana que vem (23). Enquanto nesta semana, o Estado deverá receber uma precipitação próxima da média histórica, entre 22 e 28 de março, espera-se chuva acima do normal para época do ano em boa parte do RS.

Fronteira Oeste

A passagem de uma frente fria traz pancadas de chuva com acumulado em torno dos 25mm e rajadas de vento na casa dos 45km/h à Fronteira Oeste entre a terça (16) e quarta-feira (17). Há risco de granizo entre o fim da manhã e a noite de terça-feira. Na quinta (18) e sexta-feira (19), o tempo seco retorna, mas o céu permanecerá nublado. A temperatura varia entre 18°C e 34°C nesta segunda-feira (15) e alcança 32°C na tarde de terça, antes da chegada da chuva. Na segunda metade da semana, o declínio nos termômetros não será dos maiores, com mínima em torno dos 18°C e entre 28°C e 30°C. No fim de semana, uma frente fria passará mais vagarosamente pela região gerando acumulado na casa dos 30mm entre a noite do sábado (20) e o decorrer do domingo (21). Além deste episódio de chuva, há previsão de pancadas mais isoladas entre a noite do dia 25 e o dia 27 de março.

Campanha

A passagem de uma frente fria traz pancadas de chuva e rajadas de vento na casa dos 45km/h à Campanha entre a terça (16) e quarta-feira (17). O acumulado será baixo, variando entre 10mm e 20mm. Apesar disso, há risco de granizo entre a tarde da terça-feira e a manhã da quarta-feira. Na quinta (18) e sexta-feira (19), o tempo seco retorna, mas o céu permanecerá nublado. A temperatura varia entre 14°C e 30°C nesta segunda-feira (15) e alcança 32°C na tarde de terça, antes da chegada da chuva. Na segunda metade da semana, o declínio nos termômetros não será dos maiores, com mínima em torno dos 16°C e entre 27°C e 28°C. No fim de semana, uma frente fria passará mais vagarosamente pela região gerando acumulado na casa dos 35mm entre a noite do sábado (20) e a segunda-feira (22) paralisando por mais tempo os trabalhos de colheita. Além deste episódio de chuva, há previsão de pancadas mais isoladas entre a noite do dia 26 e a manhã do dia 28 de março.

Central

A passagem de uma frente fria traz pancadas de chuva à Região Central entre a terça (16) e quarta-feira (17). O acumulado de chuva alcança aproximadamente 25mm, de acordo com a simulação americana GFS. Há risco de granizo entre a noite da terça e a tarde da quarta-feira. Na quinta (18) e sexta-feira (19), o tempo seco retorna, mas o céu permanecerá nublado. A temperatura varia entre 17°C e 31°C nesta segunda-feira (15) e alcança 34°C na tarde de terça, antes da chegada da chuva. Na segunda metade da semana, o declínio nos termômetros não será dos maiores, com mínima em torno dos 18°C e entre 28°C e 29°C. No fim de semana, uma frente fria passará mais vagarosamente pela região gerando acumulado na casa dos 40mm entre a noite do sábado (20) e a segunda-feira (22) paralisando por mais tempo os trabalhos de colheita. Além deste episódio de chuva, há previsão de pancadas mais isoladas entre a tarde do dia 26 o dia 28 de março.

Planície Costeira Interna

A chuva retorna à Planície Costeira Interna entre a noite da terça (16) e o decorrer da quinta-feira (18) pela passagem de uma frente fria. Estima-se acumulado em torno dos 10mm. Há risco de granizo entre a noite da terça e a tarde da quarta-feira (17). A temperatura oscila entre 16°C e 28°C nesta segunda-feira (15), a máxima sobe aos 29°C nesta terça-feira, mas declina aos 26°C na sexta-feira (19). Uma outra frente fria avançará mais vagarosamente pelo Rio Grande do Sul no fim de semana que vem trazendo maior acumulado (30mm) e precipitação mais persistente. Além disso, um terceiro episódio de chuva acontecerá entre 27 e 28 de março, mas será mais fraco.

Planície Costeira Externa

Início de semana com sol tempo nublado e rajadas de vento de leste e nordeste com velocidade de quase 55km/h. Há possibilidade de chuva fraca na tarde desta segunda-feira (15). Entre a quarta (17) e quinta-feira (18), a passagem de uma frente fria traz chuva e mudança do vento para Oeste e Sudoeste, com rajadas na casa dos 45km/h. O acumulado será variável, oscilando entre 5mm e 25mm no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e entre 10mm e 50mm na Região Metropolitana de Porto Alegre. Há risco de granizo entre a noite da terça (16) e a noite da quarta-feira. A temperatura oscila entre 20°C e 28°C nesta segunda-feira. Na terça, a máxima alcança 31°C, mas retorna aos 28°C entre a quinta e sexta-feira (19). No fim de semana, uma frente fria passará mais vagarosamente pela região, gerando acumulado na casa dos 25mm entre o domingo (21) e segunda-feira (22). Além deste episódio de chuva, há previsão de pancadas mais isoladas entre 28 e o dia 29 de março.

Zona Sul

A chuva retorna à Planície Costeira Interna entre a noite da terça (16) e o decorrer da quarta-feira (17) pela passagem de uma frente fria. Estima-se acumulado em torno dos 10mm. Há risco de granizo entre a noite da terça e a tarde da quarta-feira. A temperatura oscila entre 18°C e 26°C nesta segunda-feira (15), a máxima sobe aos 28°C na quarta-feira, mas declina aos 25°C na sexta-feira (19). Uma outra frente fria avançará mais vagarosamente pelo Rio Grande do Sul no fim de semana que vem trazendo maior acumulado (25mm) e precipitação mais persistente. Além disso, um terceiro episódio de chuva acontecerá entre 26 e 30 de março, mas será mais fraco.

Fonte: IRGA

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.