INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.616

INFORMATIVO N° 1.616

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 29/03/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

EXPOAGRO AFUBRA ENCERRA COM BONS NÚMEROS NO PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

Após dois anos sem ser realizada devido a pandemia, a Expoagro Afubra, maior feira dedicada a agricultura familiar no Brasil, encerrou-se no sábado com bons números alcançados pelas agroindústrias familiares presentes na feira.

Durante os quatro dias, os 197 empreendimentos familiares participantes comercializaram R$ 1.490.443,68.

Na edição de 2022, a Expoagro Afubra contou com a inauguração do Pavilhão 2 da Agricultura Familiar, que além de ampliar o espaço destinado às agroindústrias, trouxe mais comodidade e organização para expositores e visitantes.

De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “foi muito importante a retomada da Expoagro Afubra, pois a agricultura e a pecuária familiar sentiram pela não realização dela nos últimos dois anos. Os números das agroindústrias são muito bons e superaram as nossas expectativas, principalmente em um momento complicado como o atual, em que estamos sofrendo com os efeitos da estiagem e com a alta no custo de produção”.

No sábado, o governador Eduardo Leite visitou o pavilhão e o estande da Fetag-RS.

REUNIÃO EM IJUÍ DISCUTE RESULTADO DO 10º GRITO ALERTA E PLANEJA NOVAS AÇÕES

Na quinta-feira (24), a Macrorregional Missões Fronteira Noroeste reuniu-se, em Ijuí, para avaliar os resultados do 10º Grito de Alerta, que foi realizado em fevereiro e que cobrou ações dos governos para temas de interesse dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares, com destaque para a situação preocupante causada pela estiagem.

O 10º Grito de Alerta contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas e foi considerado um sucesso pela organização, no entanto, mesmo após o evento, o Governo Federal não anunciou nenhuma medida em apoio a categoria. Por outro lado, o Governo do Estado respondeu positivamente algumas das pautas apresentadas pela Fetag-RS e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, mas segue sem apresentar soluções para a maioria delas.

Assim sendo, a macrorregional apoia a realização de outras mobilizações, tais como as que ocorrerão na próxima semana, em Porto Alegre.

Representando a diretoria da Fetag-RS, estiveram presentes o presidente, Carlos Joel da Silva, e o tesoureiro-geral, Agnaldo Barcelos, além de lideranças das Regionais Sindicais e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

FRENTE FRIA PROVOCA TEMPORAIS

Na terça-feira (29) voltam as condições para pancadas de chuva a partir da tarde devido ao aquecimento em grande parte da Região Sul. Com a proximidade de uma grande frente fria, o risco de temporais aumenta no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, principalmente a partir da tarde.

Na quarta (30) a frente fria avança forte sobre o Sul do país, espalhando muitas instabilidades por todos os estados e provocando temporais, com raios e ventania de 60 a 80 km/h. A chuva será muito intensa e tem risco para grandes acumulados no centro-norte do Rio Grande do Sul, no sul e interior de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná.

A chuva perde intensidade a partir de quinta-feira (31) no estado gaúcho, mas ainda ocorrem pancadas de chuva com moderada a forte intensidade com rajadas de vento entre Santa Catarina e o Paraná.

Na retaguarda da frente fria o ar frio de origem polar volta atuar e diminui as temperaturas sobre todas as áreas da Região, inclusive nas capitais. A semana que começa com temperaturas mais amenas, terminará com sensação de frio!

Fonte: Climatempo

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.