INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.728

INFORMATIVO N° 1.728

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  11/7/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 315 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

FETAG-RS SEGUE NEGOCIAÇÃO COM GOVERNO DO ESTADO SOBRE OS IMPACTOS DO CICLONE

As regiões do vale do caí, litoral e sinos serra foram amplamente atingidas com o ciclone. Há algumas semanas, muitas famílias agricultoras foram prejudicadas pelo fenômeno natural que provocou inúmeros prejuízos, incluindo a destruição de casas, galpões, perda de produção e comprometimento do solo fértil das lavouras, afetando diretamente a renda destas.

A Fetag-RS vem negociando com o Governo Federal e o Estadual medidas para mitigar os impactos causados. E este foi o tema da reunião na tarde desta quinta-feira (06) na Casa Civil, com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

A Federação e as Regionais Sindicais levaram como pauta para debate com o governo algumas medidas que mitigar os efeitos da enchente aos agricultores atingidos, tais como: pagamento de auxílio emergencial no valor de R$1.320,00 mensais, pelo período de 6 meses; distribuição de cestas básicas pelo período de 12 meses; doação de sementes de milho e forrageiras através do Programa Estadual Troca-troca de Sementes; liberação de recursos para a reconstrução das casas e aquisição de móveis e eletrodomésticos; ampliação do número de profissionais da assistência técnica e de extensão rural nos municípios atingidos de forma emergente para realizar um plano de manejo agropecuário e de turismo rural nas unidades produtivas e dentro das localidades pelo período de 12 meses no mínimo e a criação de uma linha específica no FEAPER para reestruturar a condição produtiva das propriedades rurais e realizar a manutenção das estruturas produtivas destruídas ou danificadas pelo ciclone.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que acompanhou a reunião “este é um momento em que precisamos juntar forças. Nós, enquanto Federação, os Sindicatos, o Governo Federal e o Estadual precisam se unir para auxiliar os agricultores atingidos a reconstruírem suas propriedades. Uma enchente igual a está causa prejuízos incalculáveis, pois afeta a estruturação das propriedades construídas por toda uma vida. Precisamos de respostas e ações dos governos para atender as demandas das famílias atingidas.”

Ao final, como encaminhamento o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos afirmou que o foco de atuação do governo estadual é a recuperação produtiva das propriedades. O secretário solicitou que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, as prefeituras e os escritórios municipais da Emater façam um levantamento sobre o número de famílias agricultoras atingidas, levando em consideração as perdas das unidades habitacionais, da estrutura das propriedades e do montante de perda de produção. Ficou agendada uma nova reunião para a apresentação dos relatórios e alinhamento das ações em cima dos dados constituídos para a próxima sexta-feira (14).

Esteve acompanhando a reunião o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Deputado Estadual Elton Weber.

 

PRODUTORES COM O CAR ANALISADO TERÃO REDUÇÃO DE 0,5% NA TAXA DE JUROS DE CUSTEIO

O Plano Safra anunciado pelo governo federal prevê mecanismos para incentivar produtores que atuem de modo ambientalmente sustentável. A proposta é de uma redução de 0,5 ponto percentual para aqueles que já tiveram o Cadastro Ambiental Rural analisado pelo governo nas seguintes condições:

– Em Programa de Regularização Ambiental (PRA)

– Sem passivo ambiental

– Passível de emissão de cota de reserva ambiental

Além dessa redução de juros relacionada ao CAR, haverá outra também de 0.5 ponto percentual adicional para os produtores que adotam práticas consideradas mais sustentáveis, tais como produção orgânica ou agroecológica, com uso de bioinsumos, que tenha tratamento de dejetos na suinocultura, que empreguem energia renovável na avicultura, que tenham rebanho bovino rastreado, e que possuam certificação de sustentabilidade – esses são alguns dos exemplos mencionados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

O CAR é uma obrigatoriedade para todos os produtores rurais, então na prática todos os produtores poderiam automaticamente ser beneficiados por 0.5% de desconto nos juros. Contudo, o próprio ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, admite que há falhas no sistema do governo em analisar todos os inscritos no CAR. “A gente reconhece que o poder público é lento na resposta do CAR, mas isso também dá uma acomodação em produtores que não buscam correr para cumprir suas pendências e cobrar agilidade do Estado”, disse o ministro durante a entrevista coletiva de lançamento do Plano Safra.

Fávaro promete que os problemas de análise do Cadastro serão sanados. “O governo vai fazer as melhorias no sistema para que isso seja muito rápido a partir do ano que vem, mas já está premiando aqueles que conseguiram superar essa maratona de ter seu cadastro ambiental aprovado”, afirma.

As reduções nas taxas de juros por práticas sustentáveis podem ser cumulativas, ou seja, o produtor que tiver o CAR analisado e se enquadrar nas outras práticas definidas pelo governo poderão ter redução de 1 ponto percentual na taxa de juros de custeio.

Fonte: Agrolink

 

CÉU NUBLADO E PANCADAS DE CHUVA PREDOMINAM NO RS NESTA TERÇA-FEIRA

A terça-feira (11) será de céu encoberto no Rio Grande do Sul. Isso ocorre devido a uma área de baixa pressão atmosférica que atua no Estado. Existe a possibilidade de pancadas de chuva, a qualquer momento do dia, em áreas como a Região Metropolitana, a Serra, o Norte, a Região Central, o Litoral Norte e o Noroeste. Inclusive, nessas regiões não está descartado o risco de temporal. Já no Sul, no Litoral Sul e  na Campanha, o céu deve permanecer nublado ao longo de todo o dia, mas não há previsão de chuva.

A temperatura mínima, 7°C, vai ser registrada em Caçapava do Sul, na Região Central, e em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima, 26°C, está prevista para Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 18°C.

Na quarta-feira (12), a formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que se desloca na quinta-feira (13) para o oceano, deve provocar ventania no RS. De acordo com os meteorologistas, esta é uma diferença entres os dois ciclones anteriores em relação ao desta semana: os que ocorreram anteriormente tiveram formação no mar.

Em parte do Litoral e da Serra, entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, o vento pode atingir até 120 km/h. Nas demais regiões do Estado, a previsão é que o vento atinja até 80 km/h.

Além disso, as temperaturas tendem a ser mais baixas no RS. A temperatura máxima está prevista para Vicente Dutra, no Norte: 26°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 13°C  e 18°C.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta terça-feira:

Região Metropolitana: a terça-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Esteio, os termômetros variam de 15°C a 18°C.

Campanha: a terça-feira vai ser de tempo nublado, com muitas nuvens ao longo do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 9°C a 13°C.

Fronteira Oeste: a terça-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 13°C a 18°C.

Litoral Norte: a terça-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Torres, os termômetros variam de 16°C a 18°C.

Litoral Sul: a terça-feira vai ser de tempo nublado, com muitas nuvens ao longo do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam de 11°C a 15°C.

Região Central: a terça-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 12°C a 17°C.

Região Noroeste: a terça-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 15°C a 16°C.

Região Norte: a terça-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 13°C a 17°C.

Região Sul: a terça-feira vai ser de tempo nublado, com muitas nuvens ao longo do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 7°C a 12°C.

Serra: a terça-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Vacaria, os termômetros variam de 14°C a 18°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta terça-feira:

Porto Alegre: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 15°C e máxima de 18°C.

Bagé: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 9°C e máxima de 14°C.

Capão da Canoa: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 20°C.

Caxias do Sul: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C.

Erechim: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 12°C e máxima de 16°C.

Lajeado: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C.

Mostardas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 13°C e máxima de 17°C.

Passo Fundo: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 13°C e máxima de 17°C.

Pelotas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 8°C e máxima de 16°C.

Rio Grande: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 11°C e máxima de 15°C.

São Borja: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 15°C e máxima de 20°C.

Santa Cruz do Sul: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 17°C.

Santa Maria: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 12°C e máxima de 17°C.

Santa Rosa: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 20°C.

Torres: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 18°C.

Tramandaí: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C.

Uruguaiana: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 13°C e máxima de 18°C.

Xangri-lá: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 18°C.

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.