INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.731

INFORMATIVO N° 1.731

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  20/7/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 315 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

PROJETO DE “RECUPERAÇÃO DE BIOMAS” CONVERTE 800 MIL MUDAS NO BIOMA PAMPA

Equilíbrio entre sustentabilidade ambiental e financeira. É o que busca o Projeto de Recuperação de Biomas, estudo de caso que foi apresentado durante a reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+ RS, na tarde de quarta-feira (18/07), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com a participação de 32 representantes de entidades públicas e privadas, de forma presencial e virtual.

O projeto teve início em 2018, em uma parceria entre a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a partir de dados alarmantes sobre o bioma pampa, entre eles, a diminuição de quatro milhões de hectares de área entre 1985 e 2021 (de 18,2 mi/ha para 14 mi/ha).  Para isso, a proposta trouxe estratégias inovadoras, aliando pesquisa, visitas e assistência técnica, além de ações formativas e educativas.

“São vários projetos em sequência com duração entre 30 e 36 meses, a partir da conversão de mudas de reposição florestal obrigatória de obras de utilidade pública como, por exemplo, da Corsan, RGE e Fraport. Atualmente, conseguimos atingir 800 mil mudas compensadas, atendendo 438 propriedades familiares e 2.100 hectares de área recuperadas”, se orgulha Alexandre Scheifler, consultor da Fetag-RS.

“Estes recursos oriundos de compensações ambientais de obras de utilidade pública se convertem em ações de melhoria na qualidade ambiental do sistema produtivo primário”, afirma o assessor técnico da Sema, Diogo Rech, parceiro do projeto.

Agentes de preservação

Assim são chamados os agricultores familiares que participaram do Projeto “Recuperação de Biomas”: agentes de preservação. “Eles moram e tiram o sustento daquelas áreas. Eles é que estão lá no dia a dia”, afirma o engenheiro agrônomo Adrik Richter, da Fetag-RS.

Em cada propriedade rural selecionada foi recuperada uma área de cinco hectares. “A Fetag dá o estímulo com alguns recursos e insumos para fazer o melhoramento daquela área e também assistência técnica que faz, de fato, a mudança acontecer naquela propriedade”, explica Richter. O projeto se desdobra ainda em capacitação e seminários alcançando cerca de 3.000 pessoas em cerca de 150 municípios, tratando do tema do bioma pampa. Numa segunda fase, o projeto deve atingir a distribuição de um milhão e meio de mudas, atendendo por volta de 1.000 propriedades, em mais três anos de atividades.

“Este é um projeto que é referência para o Plano ABC+RS no sentido de promover práticas de recuperação de pastagens em áreas degradadas, que é uma das oito tecnologias relacionadas ao plano. Nosso objetivo é compartilhar esta proposta com as diversas entidades que também trabalhem este tema para construirmos projetos ainda maiores”, estima o engenheiro florestal do Departamento de Desenvolvimento e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura (DDPA/Seapi) e coordenador do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante.

A reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+ RS tratou ainda da formação de grupos de trabalho e de ações para a Expointer 2023.

Sobre o Plano ABC+RS

Em abril de 2023, o Estado do Rio Grande do Sul lançou as metas do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+ RS), com as diretrizes para promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária gaúcha, visando ao aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos.

Fonte: SEAPI

MDA recebe entidades para discutir aumento nas importações de leite

gabinete do ministro Paulo Teixeira, teve como foco a discussão foi o Grupo de Trabalho do Leite (GT do Leite), que abordou questões relacionadas ao preço do leite e à produção de leite no Brasil, englobando temas como preços, produção e logística.

Participaram do encontro secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Patrícia Vasconcelos Lima, do secretário da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton José Fornazieri, além de membros de entidades de destaque do setor, como Abraleite, FPPL, CNA, OCB, Contag, Unicafes e Embrapa Gado de Leite.

Em pauta, esteve a situação das importações provenientes do Mercosul (especificamente da Argentina e do Uruguai), que a Abraleite considerou serem “predatórias”. Conforme a entidade, desde agosto de 2022, as importações têm aumentado significativamente, alcançando recordes a cada mês desde março deste ano. O setor diz que tal cenário tem prejudicado a cadeia produtiva do leite, provocando a inviabilização de milhares de pequenos produtores, cooperativas e laticínios.

No país, a produção de leite é realizada em 99% dos municípios brasileiros.

Durante os debates, que contaram com Geraldo Borges, presidente da Abraleite, foram discutidas maneiras de frear as importações e de viabilizar compras governamentais de leite produzido no Brasil, como medidas emergenciais de curto prazo. Além disso, foram abordadas outras ações de médio e longo prazo para uma melhor estruturação da cadeia produtiva.

Segundo a Abraleite, “há uma expectativa de que o governo federal aja de maneira emergencial pela necessidade de solução urgente”.

CHUVA RETORNA E ATINGE MAIOR PARTE DO RS NESTA QUINTA-FEIRA

 

A instabilidade retorna ao Estado nesta quinta-feira (20). As precipitações, que atingem as regiões Metropolitana, a Região Central e Noroeste, a Campanha, a Fronteira Oeste, o Litoral Sul e o sul do RS, ocorrerão em forma de pancadas – as quais terão intensidade moderada e forte. Nas demais áreas gaúchas o tempo fica firme, com sol entre muitas nuvens.

As temperaturas seguem baixas, mas a tendência é que elas se elevem um pouco. A mínima, de 4°C, será registrada em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima ocorre em Novo Tiradentes, no Norte: 25°C. Em Porto Alegre, a variação térmica será grande, entre 11°C e 21°C.

Na sexta-feira (21) a instabilidade perde força. Porém, ainda há previsão de chuva no Litoral durante a madrugada e o início da manhã, mas o tempo volta a abrir à tarde. Nas demais áreas do RS, o dia será marcado por tempo firme, com sol entre nuvens.

A mínima, de 8°C, será registrada em municípios como Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima ocorre em Quevedos e Pinhal Grande, ambas na Região Central, e em Porto Xavier e Porto Lucena, as duas no Noroeste: 29°C. Na Capital, a temperatura fica entre 13°C e 25°C.

De acordo com a Climatempo, devido a atuação de uma área de alta pressão atmosférica no Estado, a passagem de um ciclone que estava previsto para os dias 19 e 20 de julho acabou atrasando. A nova perspectiva é a de que este fenômeno passe entre o sábado (22) e domingo (23). Contudo, o ciclone não deve sair do oceano e vai causar apenas o aumento de nebulosidade no Sul.

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta quinta-feira:

Região Metropolitana: a quinta-feira começa com céu nublado, e pancadas de chuva ocorrem durante a tarde. À noite o tempo fica firme. Em Esteio, os termômetros variam de 11°C a 21°C.

Campanha: a quinta-feira vai ser de tempo instável, com pancadas de chuva a partir da segunda metade do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 11°C a 15°C.

Fronteira Oeste: a quinta-feira começa com céu nublado, e pancadas de chuva ocorrem durante a tarde. À noite o tempo fica firme. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 9°C a 21°C.

Litoral Norte: a quinta-feira vai ser de tempo nublado, mas não há perspectiva para chuva. Em Torres, os termômetros variam de 14°C a 19°C.

Litoral Sul: a quinta-feira começa com céu nublado, e pancadas de chuva ocorrem durante a tarde. À noite o tempo fica firme. Em Rio Grande, os termômetros variam de 13°C a 17°C.

Região Central: a quinta-feira vai ser de tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 9°C a 20°C.

Região Noroeste: a quinta-feira começa com céu nublado, e pancadas de chuva ocorrem durante a tarde. À noite o tempo fica firme. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 14°C a 19°C.

Região Norte: a quinta-feira vai ser de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 10°C a 19°C.

Região Sul: a quinta-feira vai ser de tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 9°C a 14°C.

Serra: a quinta-feira vai ser de tempo firme, mas existe chance de geada nas primeiras horas do dia. Em Vacaria, os termômetros variam de 5°C a 16°C.

Veja como fica o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira:

Porto Alegre: pancadas de chuva na segunda metade do dia. Mínima de 11°C e máxima de 21°C.

Bagé: pancadas de chuva na segunda metade do dia. Mínima de 8°C e máxima de 17°C.

Capão da Canoa: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.

Caxias do Sul: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 7°C e máxima de 17°C.

Erechim: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 18°C.

Lajeado: pancadas de chuva na segunda metade do dia. Mínima de 12°C e máxima de 22°C.

Mostardas: pancadas de chuva durante a tarde. Mínima de 15°C e máxima de 19°C.

Passo Fundo: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 19°C.

Pelotas: pancadas de chuva durante a tarde. Mínima de 10°C e máxima de 18°C.

Rio Grande: pancadas de chuva durante a tarde. Mínima de 13°C e máxima de 17°C.

São Borja: pancadas de chuva durante a tarde. Mínima de 14°C e máxima de 23°C.

Santa Cruz do Sul: pancadas de chuva na segunda metade do dia. Mínima de 10°C e máxima de 20°C.

Santa Maria: pancadas de chuva na segunda metade do dia. Mínima de 9°C e máxima de 20°C.

Santa Rosa: pancadas de chuva durante a tarde. Mínima de 15°C e máxima de 23°C.

Torres: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.

Tramandaí: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C.

Uruguaiana: pancadas de chuva durante a tarde. Mínima de 9°C e máxima de 21°C.

Xangri-lá: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.