INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.757

INFORMATIVO N° 1.757

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  05/12/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 315 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

III SEMINÁRIO DE ATER REÚNE TÉCNICOS DE TODO O ESTADO

Na última quinta-feira (30/11), a rede de técnicos do que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais esteve presente na sede da Fetag-RS para o III Seminário Estadual de ATER.

Ao longo do dia, os presentes participaram de palestras que trataram sobre temas como gestão de riscos climáticos, crédito rural, agricultura de precisão, políticas públicas, reservação de água em geomembrana e soluções fiscais para a agricultura.

As palestras foram conduzidas por profissionais da Embrapa Trigo, do Sicredi, das empresas Base, Drenamac e Agronota, além das Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Para o vice-presidente da Fetag-RS e diretor responsável pelo departamento de ATER, Eugênio Zanetti, “a Fetag-RS entende que a assistência técnica e a extensão rural são atividades fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária familiar. O seminário que realizamos capacitou ainda mais nossa rede de técnicos, que está a disposição nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais”.

Atualmente, o Sistema Fetag-RS conta com 125 técnicos.

CLIMA: O PROTAGONISTA DA SAFRA 2023/2024

Em meio a um momento decisivo para a safra em desenvolvimento, as condições climáticas emergem como um fator determinante, influenciando a produção agrícola no Brasil. A Céleres analisou o cenário climático no Brasil, veja baixo:

Impacto do fenômeno El Niño no Maranhão e MATOPIBA:

A influência do fenômeno El Niño já se faz sentir no estado do Maranhão, que antecipa uma redução nas chuvas comparado aos anos anteriores. No entanto, para regiões sensíveis como MATOPIBA, as projeções indicam uma expectativa de precipitação ligeiramente melhor, apesar de um início irregular.

Estabilidade e recuperação em estados produtores robustos:

Estados como Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás apresentam um quadro climático de estabilidade, com destaque para o Rio Grande do Sul, que evidencia uma recuperação significativa após perdas na safra 22/23.

Desafios e oportunidades na safra 23/24:

Apesar do início turbulento, a retomada das chuvas no fim de novembro traz esperanças para a produtividade das lavouras de soja no Brasil. No entanto, a previsão de anomalias de precipitação, especialmente no Norte e Nordeste, pode afetar cerca de 17% da produção de soja e 13% da produção de milho nacional, gerando possíveis quedas de produtividade.

Riscos na safra inverno e decisões de planejamento:

O atraso no plantio da safra verão representa um risco relevante para a produtividade nacional na safra 23/24, afetando não apenas a safra verão, mas também a safra inverno. A Céleres prevê uma queda de área plantada na cultura de inverno para a temporada 2023/24, com condições de mercado e clima influenciando as decisões de planejamento até meados de fevereiro, aumentando a incerteza nos mercados agrícolas.

Fonte: Agrolink

 

 

SDR DIVULGA RESULTADO DOS RECURSOS, HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA JUVENTUDE RURAL

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) publicou, no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (29/11), os resultados dos recursos e a lista de habilitação e classificação final com os candidatos aptos a receberem a bolsa do Programa Bolsa Juventude Rural. O resultado foi definido obedecendo os critérios do edital, mediante análise do Anexo IV (Formulário de Recursos e Reanálise) e observação dos novos documentos que estavam ausentes e/ou através da reapresentação de documentos em que foram apontadas inconformidades na fase de análise dos documentos postados, durante a fase de inscrição ou na fase de contestação do motivo da inabilitação.

Nos Quadros “A” e “B”, estão listados os candidatos que apresentaram recurso e este foi deferido ou indeferido, respectivamente. Além disso, foram apresentadas as justificativas, bem como os motivos de terem sido deferidos ou indeferidos.

 Nos Quadros “C” e “D”, estão listados, por ordem de classificação, os jovens que foram Habilitados e Classificados nos 2º e 3º anos, respectivamente.

O Edital BJR 2023 previa 83 vagas para candidatos do 2º ano e 124 vagas para candidatos do 3º ano. Como não foi preenchida a totalidade de vagas disponíveis para o 3º ano, houve aproveitamento das vagas remanescentes (14 vagas) para o 2º ano, conforme previsto no edital BJR 2023 e segundo os critérios estabelecidos.

Foram preenchidas em sua totalidade as 207 vagas previstas, sendo 97 jovens Habilitados e Classificados para o 2º ano e 110 Habilitados e Classificados par ao 3º ano.

A lista completa pode ser consultada no endereço sdr.rs.gov.br/publicacoes.

Fonte: SDR

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.