INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.764

INFORMATIVO N° 1.764

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  11/01/2024

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 315 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

DEPARTAMENTO DE ATER DA FETAG-RS AVERIGUA PROBLEMA NA CULTURA DO MILHO

A Fetag-RS recebeu nos últimos dias relatos de problemas de tombamento na cultura do milho que está ocorrendo com os produtores que utilizaram uma variedade do grão de alta tecnologia. Ontem, terça-feira (9/01), o vice-presidente, Eugênio Zanetti, e o engenheiro agrônomo Adrik Richter, representaram a Fetag-RS em visita ao município de Não-Me-Toque.

Através das vitorias realizadas nas propriedades dos agricultores que utilizaram a variedade em específico foi constatado um severo quadro de tombamento das plantas, desuniformidade nas condições das plantas e uma alta incidência de doenças fúngicas, quadro que não se apresentava nas plantas das demais variedades utilizadas na região ou ainda pelos mesmos agricultores que utilizaram os mesmos tratamentos e manejo na cultura.

As amostras das plantas que apresentavam os sintomas de tombamento coletadas pela equipe técnica serão enviadas para a unidade da Embrapa Milho e Sorgo, no estado de Minas Gerais, para análise.

De acordo com Zanetti, “é preciso aguardar o resultado das análises antes de tomar qualquer providência, mas devemos averiguar o questionamento dos agricultores em relação a esse quadro que se manifestou em apenas uma variedade específica, mesmo quando submetida aos mesmos tratamentos das demais cultivares utilizadas na região. Importante salientar que recebemos a mesma reclamação vindas de outras partes do Estado”.

Também participaram do roteiro de visitas a pesquisadora da Embrapa Trigo, Jane Rodrigues de Assis Machado, e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Maiquel Junges.

INMET ALERTA PARA RISCO DE TEMPESTADE ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA; CHUVA DEVE ATINGIR TODAS AS REGIÕES DO RS

A instabilidade persiste no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (11). A circulação de vento úmido, combinada com o deslocamento de uma nova frente fria, favorece a formação de nuvens carregadas. Será um dia com muita nebulosidade e poucas aberturas de sol, com chuva volumosa e frequente em todas as regiões gaúchas. Além da chuva, são esperadas rajadas de vento de forte intensidade, exigindo atenção para os municípios.

Conforme explica a Climatempo, a razão pela qual não choveu em Porto Alegre na semana, apesar da previsão, está relacionada a fatores locais. Isso ocorre devido a proximidade da Capital a grandes corpos d’água, como a Lagoa dos Patos e o mar, que pode influenciar a direção dos ventos, deslocando as instabilidades para outras regiões.

Segundo os meteorologistas da Climatempo, há previsão de chuva na Capital já a partir desta quarta-feira (10).

— Deve chover em Porto Alegre ainda hoje. Já estamos observando instabilidades na parte central do Rio Grande do Sul. A tendência é de que essas instabilidades atuem durante todo o dia sobre Porto Alegre amanhã (quinta-feira) — afirma o meteorologista Guilherme Alves Borges.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul. O comunicado é válido das 10h de terça-feira (9) até as 10h de quinta-feira (11).

Segundo o alerta, pode ocorrer chuva de até 100 milímetros por dia, vento intenso de até 100km/h e queda de granizo. As orientações são para que, em caso de ocorrência de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem embaixo de árvores ou estacionem os seus veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda, para evitar danos por descargas elétricas.

Os maiores volumes de chuva são esperados em Vista Gaúcha e Vista Alegre, com 48 milímetros, representando 26% e 27% da média esperada para o mês, respectivamente. Em Porto Alegre, são previstos 40mm, o que equivale a 28% da expectativa para esta época.

As temperaturas caem em relação ao início da semana, com mínima em Pedras Altas, no Sul, de 14ºC, e máxima em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte: 31ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será entre 22ºC e 27ºC.

Na sexta-feira (12), com o distanciamento da frente fria que atuava sobre o Estado, um sistema de alta pressão muda as condições do tempo. Desta forma, a Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, a Fronteira Oeste, a Região Central, o Sul e a Campanha, terão um dia estável, sem expectativa de chuva. Porém, haverá bastante nebulosidade, principalmente pela manhã. No Norte e na Serra, ainda há condição para chuva volumosa e com intensidade forte.

A mínima ocorre, novamente, em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na serra gaúcha. Já a máxima, será em Vicente Dutra, no Norte: 33ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 20ºC a 28ºC.

Fonte: ZH

SELO SABOR GAÚCHO ENCERRA 2023 COM 1780 AGROINDÚSTRIAS APTAS A SUA UTILIZAÇÃO

No ano em que o Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF) completou 11 anos de existência, 1780 agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul encerram 2023 habilitadas a utilizar o Selo Sabor Gaúcho. O selo é uma marca de certificação dos produtos originários da agricultura familiar gaúcha.

O objetivo da marca é servir de atrativo à comercialização, facilitando a identificação dos produtos nos supermercados, feiras e pontos de vendas, indicando que são provenientes da agricultura familiar e encontram-se legalizados sob o ponto de vista ambiental, tributário e sanitário, com geração de emprego e renda no campo, desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Além disso, outro propósito da utilização do selo é oferecer produtos diferenciados, saudáveis e de qualidade, incentivando os arranjos produtivos locais e as cadeias curtas de comercialização, contribuindo para a permanência das famílias no campo e, paralelamente, levando seus produtos à população das cidades.

“Embora o seu uso seja de cunho facultativo, sabemos que a utilização do Selo Sabor Gaúcho encontra uma ótima aceitação entre os proprietários das agroindústrias”, garante o secretário Ronaldo Santini.

Do total de estabelecimentos aptos a utilizarem o selo, 149 trabalham com bebidas, destacando-se os sucos e vinhos, 635 com alimentos de origem animal, onde se destacam os queijos, embutidos, ovos e mel e 996 com alimentos de origem vegetal como panificados, conservas, geleias e derivados da cana-de-açúcar, principalmente.

Muitos agricultores acreditam que o uso da identificação no rótulo ocasiona uma vantagem competitiva para os seus produtos, transmitindo assim confiabilidade e segurança aos consumidores e aumentando as vendas.

O proprietário da Dorf Produtos Lácteos Artesanais, Jackson Jacobs, afirma que utiliza o Selo em seu produtos como uma forma de permitir que o consumidor identifique ali está uma mercadoria da agricultura familiar. “O selo dá mais segurança de compra para os clientes, pois eles sabem que ali um produto com certificação, criando mais credibilidade e segurança pra quem adquire nossas mercadorias”, garante Jacobs.

Diversos serviços são oferecidos às agroindústrias integrantes do programa, tais como, assistência técnica para elaboração de projetos, linhas de crédito com juros mais baixos, ampliação da participação nos mercados institucionais como PAA e PNAE, cursos de capacitação, confecção de tabelas nutricionais, participação em feiras e eventos e comercialização dos produtos através do bloco do produtor.

Programa Estadual de Agricultura Familiar

Por meio do Peaf, é estimulada a organização dos agricultores familiares em estruturas associativas e cooperativas e oferecido linhas de crédito com juros mais baixos, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

O programa também busca ampliar a participação dos produtores nos mercados institucionais, oferece serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental e disponibiliza espaços de comercialização (como é o caso das feiras regionais e estaduais).

Mais informações sobre o PEAF e como utilizar o Selo Sabor Gaúcho podem ser obtidas através do e-mail: agroindustria@sdr.rs.gov.br.

Fonte: SDR

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.