INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.766

INFORMATIVO N° 1.766

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  24/01/2024

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

 

 

NEGOCIAÇÕES DE TRIGO PERMANECEM EM RITMO LENTO

Produtores rurais estão concentrando seus esforços na colheita da safra verão e no cultivo da segunda safra, com destaque para o milho, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo pesquisadores, a venda de trigo ocorre principalmente quando há necessidade de “fazer caixa” ou liberar espaço nos armazéns.

No cenário da demanda, observa-se que apenas compradores que necessitam repor seus estoques estão mais ativos nas negociações. Esse comportamento tem contribuído para que as transações relacionadas ao grão ocorram em ritmo lento.

Paralelamente, os preços internos do trigo continuam a registrar quedas, especialmente no mercado balcão, impactando diretamente os produtores em diversos estados.

Fonte: Agrolink

 

 

ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA PARA ENFRENTAMENTO DA GRIPE AVIÁRIA É PRORROGADO

O governo prorrogou o estado de emergência em saúde animal para enfrentamento da influenza aviária de alta patogenicidade. O Decreto 57.439/2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22/1) e terá vigência até 22 de julho de 2024. A emergência zoossanitária foi declarada em julho de 2023, com validade de 180 dias.

O levantamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) aponta que o Estado está há 41 dias sem registro de mortalidade de animais, principalmente de mamíferos aquáticos, os quais foram os últimos focos da gripe aviária. Não há registro da doença na avicultura comercial ou na de subsistência.

A medida acompanha a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária, que também prorrogou o estado de emergência em todo território nacional por mais 180 dias. Com a emergência zoossanitária em vigor, é possível agilizar questões administrativas e jurídicas para aquisição mais rápida de equipamentos e produtos quando necessário ou para acessar recursos disponíveis para o combate à doença, por exemplo.

Para o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes, a prorrogação auxilia e dá prioridade para as ações de controle da doença. “Como a avicultura soma o maior valor bruto da produção agropecuária do Rio Grande do Sul, apesar da redução dos registros de mortalidade de animais silvestres, o Serviço Veterinário Oficial permanece em alerta, com o monitoramento da influenza aviária em todo o Estado e com ações de vigilância e de educação sanitária”, destaca.

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul

 

 

LEITE/CEPEA: PREÇO AO PRODUTOR REAGE DIANTE DE CAPTAÇÃO LIMITADA

Depois de cair por seis meses consecutivos, o preço do leite captado em novembro subiu 1,3% na “Média Brasil”, chegando a R$ 1,9981/litro. Esse valor, contudo, é 24,5% menor que o registrado em novembro/22. E, no acumulado de 2023, a queda ainda é de 23,8%, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de novembro/23).

Até outubro, a desvalorização do leite esteve atrelada ao excesso de oferta, em decorrência, por sua vez, do aumento da produção doméstica e das importações crescentes. Porém, a captação dos laticínios tem se desacelerado desde setembro, o que explica a mudança no comportamento dos preços em novembro. Pesquisas ainda em andamento do Cepea indicam que esse cenário altista deve permanecer pelo menos até o segundo bimestre de 2024, em razão da menor produção.

O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea caiu 0,7% de outubro para novembro, pressionado por recuos mais intensos nos estados do Sul do País. Além da questão climática, as margens espremidas dos pecuaristas explicam a menor produção de leite.

A pesquisa do Cepea mostra que o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira na “Média Brasil” seguiu em alta em dezembro, registrando aumento de 0,48%. No acumulado de 2023, o COE caiu 4,38% na “Média Brasil” – redução muito inferior à da receita, resultando em margens apertadas para os produtores. O Cepea estima que a margem bruta dos produtores tenha recuado 67% em 2023, o que explica a diminuição dos investimentos na atividade e o enxugamento da oferta.

Com a queda no preço do leite, as importações chegaram a perder força em setembro, porém, voltaram a crescer nos meses seguintes, tendo em vista a limitação da captação. Dados da Secex mostram que as compras externas somaram 2,25 bilhões de litros em equivalente leite em 2023, volume 68,8% maior que o adquirido em 2022.

Mesmo com a alta da matéria-prima, os laticínios não conseguiram fazer o repasse para os canais de distribuição em dezembro, e os preços dos lácteos voltaram a registrar quedas. Segundo colaboradores consultados pelo Cepea, a desvalorização dos derivados se explicou pela maior pressão dos canais de distribuição, aumento da disputa entre laticínios na venda e pela concorrência com os produtos importados. Porém, há indícios de que esse cenário mude em janeiro, diante da maior dificuldade das indústrias em assegurar a captação.

Fonte: Notícias Agrícolas

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.