INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.768

INFORMATIVO N° 1.768

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA:  30/01/2024

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 313 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

 

 

NEGOCIAÇÃO DO PREÇO DO TABACO: FETAG-RS DECEPCIONADA COM PROPOSTAS DAS EMPRESAS

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETAG-RS) participou, nesta quinta-feira (25), de mais uma rodada de negociação do preço do tabaco para a safra 2024/2025. A reunião, realizada em Santa Cruz do Sul, contou com a presença de representantes das empresas fumageiras e das entidades que representam os produtores.

O resultado das negociações foi decepcionante para a Fetag-RS. As empresas BAT, Universal Leaf e Premium apresentaram propostas que repõem apenas o custo de produção, ou seja, não contemplam nenhum ganho real para os produtores.

A BAT apresentou uma proposta de 1% de ganho real, mas condicionou a assinatura do protocolo, conforme a avaliação da Comissão de representação dos produtores não concordou e a empresa retirou a proposta de ganho real retroagindo para apenas o custo de 7,55. A empresa Universal Leaf ofereceu apenas reajuste sobre o custo de produção para todas as classes no geral oferecendo um pequeno aumento apenas para a classe 01, que também que também não foi aceito pela comissão. Já a Premium apresentou uma proposta de 6,50% de reajuste, contudo, o custo de produção é de 6.46, sendo o ganho real de apenas 0,04%.

A Fetag-RS, por sua vez, apenas assina protocolo com empresas que pagam o custo de produção e com reajuste de ganho real de 2,94%, balizado no valor do protocolo assinado com a empresa JTI.

“É lamentável que as empresas continuem a desrespeitar o trabalho dos produtores de tabaco”, afirmou o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva. “Não é com a faca no pescoço que vamos fortalecer a cadeia do tabaco.”

A Fetag-RS e as demais entidades que representam os produtores continuam dispostas a negociar, mas apenas com propostas que contemplem um ganho real para os produtores.

A Fetag-RS orienta os produtores a valorizarem o seu esforço e da sua família. “Negocie com sua empresa a classificação dentro da sua propriedade, não permita que o produto saia da propriedade sem ser classificado, é hora de valorizar o trabalho da família”, disse Silva.

MAPA OFERTA CURSO PARA IMPULSIONAR A INOVAÇÃO E DESENVOLVER CONHECIMENTOS AGROPECUÁRIOS

Para fomentar o compromisso com o desenvolvimento profissional, o Mapa oferta cursos com certificação, não apenas para seus servidores, mas também para a população, com foco no aperfeiçoamento efetivo e contínuo do capital humano, relacional e social.

Entre as oportunidades disponibilizadas, estão os cursos da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO), que desempenha papel importante no incentivo de políticas educacionais voltadas para o setor agrícola e é responsável por capacitar, desenvolver e proporcionar aprendizado no setor com competência e ética. Os interessados podem se capacitar em áreas como defesa agropecuária, ferramentas de gestão e competências emocionais. Os cursos estão disponíveis de forma gratuita, para o público interno e externo, com capacitações na modalidade de ensino à distância e presencial.

Para conhecer mais sobre a ENAGRO acesse aqui.

Outra oportunidade são os cursos da e-Campo, uma plataforma, desenvolvida pela Embrapa, que oferece diversas capacitações de forma EAD e com certificado. O principal objetivo é contribuir com o compartilhamento de conhecimento e tecnologias gerados pelas pesquisas realizadas dentro do órgão. As capacitações são desenvolvidas por equipes multidisciplinares e pretende ser um poderoso meio para inclusão tecnológica dos diversos segmentos da agricultura brasileira.

Cursos sobre compostagem, aquaponia residencial, hortas em pequenos espaços e apicultura para iniciantes são algumas das oportunidades oferecidas pela e-Campo. Atualmente, a plataforma tem 130 capacitações ativas, dentre elas, 103 são gratuitas. Mais de 1 milhões de pessoas já se inscreveram na plataforma e 284 mil certificados foram emitidos.

Fonte: Ministério da Agricultura 

 

 

 

DIAGNÓSTICO CONFIRMA ENCEFALITE EQUINA DO OESTE NO ESTADO

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) recebeu a confirmação, nesta sexta-feira (26/1), do diagnóstico positivo de Encefalite Equina do Oeste (EEO) no município de Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste do Estado. É o primeiro caso da doença registrado no Rio Grande do Sul.

A amostra foi coletada no dia 15 de dezembro e enviada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA/MG). O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi) acompanha com atenção,  desde o ano passado, os casos de EEO confirmados na Argentina e mantém vigilância e nível de atenção em todo o Estado.

A EEO é causada pelo vírus do gênero Alphavirus, e a transmissão se dá pela picada do mosquito vetor Culex spp. ou Aedes spp. Embora seja considerada uma zoonose – isto é, uma doença que pode acometer animais, mas também humanos –, a transmissão não acontece entre os equinos ou entre equinos e humanos.

A doença afeta o sistema nervoso dos equinos e os sinais clínicos mais comuns são: febre, conjuntivite, cegueira, sinais neurológicos, caminhada em círculos, dificuldade em permanecer de pé, falta de coordenação motora e dificuldade de engolir, entre outros.

“O Serviço Veterinário Oficial atua de forma permanente no atendimento a todos os casos suspeitos por meio do Programa Estadual de Sanidade Equina. Como não há transmissão da doença entre os animais ou do equino para o ser humano, não haverá interdição de propriedades ou restrições de eventos agropecuários”, destaca o diretor-adjunto do DDA/Seapi, Francisco Lopes.

Prevenção 

O foco principal para prevenção da enfermidade em animais e humanos se baseia na redução da população de insetos vetores.

Não existe tratamento específico para a cura do animal, mas há vacinas disponíveis que podem ser eficazes na prevenção, embora elas não sejam obrigatórias nos protocolos sanitários vigentes. Além disso, não é necessário sacrificar o equino contaminado pelo vírus, pois alguns animais podem se recuperar.

Notificações

Os proprietários de equinos que perceberem sinais clínicos suspeitos devem notificar o Serviço Veterinário Oficial (SVO-RS) por meio das inspetorias de Defesa Agropecuária ou pelo Whatsapp (51) 98445-2033.

Fonte: SEAPI

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2024 é de R$ 48,00 (quarenta e oito reais) por membro do grupo familiar.