INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1367

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 03/7/2019

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.
 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho! E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

 FETAG-RS E SEAPDR ALINHAM AÇÕES

 
Buscando sanar demandas latentes da agricultura familiar, a FETAG-RS esteve reunida na manhã da última terça-feira (02) em sua sede com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR. Com a presença do Secretário Covatti Filho e sua equipe, a diretoria da FETAG-RS e sua assessoria apresentaram os problemas enfrentados no dia a dia do agricultor familiar.

 
Entre os principais assuntos tratados na reunião de trabalho, destacou-se a necessidade na agilidade do repasse de 30% no valor das sacas de sementes para agricultores residentes em munícios que decretaram situação de emergência e o pagamento do Programa Forrageira. Como também, a cobrança voltou-se para que a Secretaria pressione as empresas sementeiras para que estas entreguem o mais rápido possível as sementes nos sindicatos para que os agricultores possam realizar o plantio.
 

Ainda, com o intuito de auxiliar o agricultor frente as burocracias impostas pelo sistema, a FETAG-RS solicitou um convênio ao Secretário Covatti para que os Sindicatos possam realizar a Guia de Transporte Animal – GTA Eletrônica, dentre outros serviços.
 

O fortalecimento das agroindústrias familiares também foi tema da reunião. A Federação solicitou  que o governo estadual tenha recursos disponíveis para auxiliar no fomento destes empreendimentos, bem como, a organização do Pavilhão da Agricultora Familiar na Expointer foi debatido.
 

A FETAG-RS também mencionou a necessidade de criação de um mecanismo para facilitar a emissão do Cadastro Florestal. Neste sentido, ainda cobrou que a Secretaria regulamente o projeto de lei que prevê descontos nas multas na área de sanidade agropecuária.

O pedido final, mas não menos importante, é que o Secretário Covatti busque apoio com a Emater para que seus técnicos assinem os projetos de Crédito Fundiário que ainda não estão liberados para contratação por falta de aval técnico.

Para o Presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva a reunião de trabalho foi positiva pois possibilitou a aproximação da entidade com os departamentos da Secretaria. “Saímos com encaminhamentos de trabalho em conjunto. Isso fortalece a nossa base e a quem devemos o nosso trabalho, o agricultor familiar” reforça Joel.

 

 


FETAG-RS APOIA AMPLIAÇÃO DA POSSE DE ARMAS NO MEIO RURAL

 
Aprovado na última quarta-feira (26), pelo Senado Federal, o projeto de lei (PL 3.715/2019) que altera o Estatuto do Desarmamento ao estender a posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade, e não apenas para a sede, conforme consta atualmente. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados. 

A FETAG-RS, através de sua diretoria, se manifesta de forma favorável a alteração no estatuto, tendo em vista que o meio rural carece de mais segurança por parte do poder público. Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “o ideal seria que o Estado cumprisse o seu papel de garantir a segurança de todos os brasileiros, além de fazer cumprir a sua constituição. Como isso não acontece, nossos agricultores estão expostos a criminalidade”. 


No entendimento da FETAG-RS, a possibilidade de ter uma arma legalizada em sua propriedade não garante a segurança do agricultor, mas inibe a ação de criminosos que não terão mais a certeza de entrar em um local totalmente desarmado. Carlos Joel complementa dizendo “que o produtor tem o direito de se defender a si próprio, a sua família e a sua propriedade”.


Dada a largada para o Calendário de Roteiros da FETAG-RS


A primeira semana do mês de julho marca o início do roteiro que a FETAG-RS realizará pelas suas 23 regionais sindicais. O objetivo levar a federação até as suas bases, analisando de perto a realidade dos sindicatos, para que assim possam ser identificadas e potencializadas ações estratégicas que aproximem o movimento sindical dos agricultores e agricultoras familiares. A diretoria da federação estará representada em todos os eventos. 

A Regional de Camaquã, abriu o roteiro na tarde de ontem (2), em evento realizado na sede da federação, em Porto Alegre, e que contou com a presença de todos os diretores da FETAG-RS. 


Na manhã de hoje (3), a Regional Litoral realiza a sua reunião no município de Terra de Areia, com a presença do vice-presidente da FETAG-RS, Nestor Bonfanti, da 1ª secretária, Diana Kahn Justo, e dos assessores Carla Schuh e Edson Fagundes. 

Em paralelo, está sendo realizada a reunião da Regional Vale do Caí, em Bom Princípio, com a presença do secretário-geral da FETAG-RS, Pedrinho Signori, da tesoureira-geral, Elizete Kronbauer Hintz, e do assessor Giovani Zortea.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, o roteiro “é uma oportunidade ímpar para que a federação se aproxime das suas bases, o que possibilita melhor entendimento de suas realidades. Assim, podemos estabelecer ações em benefício da agricultura familiar gaúcha”. 

A Federação conta com a participação de todos os Sindicatos, pois este é um momento de reflexão sobre a ação do Movimento Sindical, sustentabilidade e principalmente de reinventar novas práticas para atender as demandas do novo meio rural que está se projetando. A participação de jovens, mulheres e aposentados, é considerada fundamental em todas as atividades, cujas programações ocorrerão sempre das 9h até as 17h. 


 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.