NOTÍCIAS

Joel e diretoria são empossados para mandato 2016-2020 na Fetag

     Emocionante. Assim estava a posse da nova diretoria da Fetag, encabeçada por Carlos Joel da Silva hoje (26) no Restaurante Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Casa cheia, mais de 450 pessoas entre agricultores e agricultoras familiares, dirigentes, lideranças, representantes de cooperativas, políticos, autoridades como o governador José Ivo Sartori e a presidente da Assembleia Legislativa Silvana Covatti. Esposas, maridos, companheiras e companheiros, pais, mães, filhos e filhas, cunhados, sogros… uma infinidade de pares de olhos atentos e, especialmente, orgulhosos. À frente, 26 recém-empossados diretores e diretoras da Fetag pelo secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris. Gente com trajetória no movimento sindical e que vai fazer e já faz história na Fetag, uma das importantes entidades representativas do estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina. E isso pode ser facilmente comprovado pela diversidade da plateia que ocupou todos os espaços do saguão do restaurante.
     O presidente licenciado Elton Weber iniciou as falas e saudou o público como acontecia nas aberturas das assembleias que ele conduzia na sede da Federação. Ele recordou que passou a integrar a direção da Fetag na mesma gestão da agora tesoureira-geral Elisete Hintz – ele como secretário-geral e ela como coordenadora de Mulheres, sendo acolhidos por Sérgio de Miranda, então vice-presidente, numa época em que a Federação era presidida por Ezídio Pinheiro.
     Na sequência, Antoninho Rovaris, antes de proceder a posse, falou da importância do momento e disse que tinha grande satisfação em ser o responsável pelo ato, que a Fetag tem uma trajetória marcante no Brasil e na América Latina. Reiterou que a Contag é presidida atualmente por um gaúcho, Alberto Broch, integrante da diretoria da Fetag nos próximos quatro anos. “Estamos no rumo certo. A resistência do povo e do MSTTR traz frutos e benefícios que não terminam agora. É apenas um recomeço. Sucesso para os que ficam e para os que voltam à base. Continuemos vivos no movimento sindical, lutando pelos nossos trabalhadores”.
    
     JURAMENTO
     “Nós, diretores e diretoras eleitos, nos comprometemos perante o MSTTR defender e representar a categoria dos trabalhadores e agricultores familiares a partir de seus problemas sentidos e vividos, cumprindo os estatutos sociais e decisões das instâncias deliberativas sempre lutando e zelando pelo sucesso da classe trabalhadora e da nossa categoria representativa. Declaramos empossada a direção da Fetag para os próximos quatro anos”.

      FALAS

     Ademir Mueller, coordenador da Regional Sul da Contag e presidente da Fetaep – “Toda a direção nova sempre é uma esperança de renovação”.
Paulo Pires, presidente da Fecoagro – “O cooperativismo do RS tem nos seus quadros sociais agricultores familiares”.

     Carlos Sperotto, presidente de Farsul, Senar e Sebrae – “Integrados, temos condições de buscar o apoio necessário do governo”.

      Wilson Luiz da Silva, tesoureiro nacional da CTB – “A CTB prestigia a entidade representativa dos trabalhadores rurais”.

     Ademar Lopes de Almeida, secretário de Reordenamento do MDA, representando o governo federal – “A agricultura familiar, pela sua capacidade de produzir alimentos cuidando do meio ambiente, continua sendo estratégica para o desenvolvimento do Brasil, preservando as características e culturas locais. Continuamos contando com a Fetag e a Contag”.
    
     Heitor Schuch, deputado federal e diretor da Fetag – Destacou a luta da Fetag e da Contag e, portanto, do MSTTR. Citou uma frase do cardeal Vicente Scherer, proferida em 1961: “Precisamos apoiar o sindicalismo para socorrer o trabalhador da terra, antes que ele siga o caminho dos aventureiros… Os agricultores vivem abandonados à própria sorte”. Schuch fez referência à presença da mãe do presidente Joel na solenidade e disse que há 40 anos, ela sonhava com as conquistas que hoje são realidade, graças à capacidade de mobilização da categoria. E brincou: “Na cadeira aonde vais sentar, eu já sentei… Ela não tem pregos, mas tem urtiga e pinica”. Sobre a reforma da Previdência Social, o parlamentar avisa que não se mexe com quem ganha salário mínimo, num sonoro não à reforma.
    
     Alberto Broch, presidente da Contag – Disse que a Fetag é uma das entidades com maior representação do RS. E citou os dirigentes que ficam e os que vão, destacando a importância do seu trabalho. “A crise econômica vai sobrar para nós e não somos responsáveis por ela. Assim como a crise política. Vejo dois momentos distintos, como a alegria de colocar os ladrões na cadeia, mas todos, não alguns. Mas há que ver que nem todo o político é ladrão, temos que cuidar e separar o joio do trigo. Vamos sair dessa. Não admitimos perder nenhum direito conquistado até agora, nem nas políticas públicas e sociais ou sequer na Previdência. É hora de aumentarmos as conquistas e não perdê-las. Caso se confirme o envio de projeto para a Câmara e o Senado com alterações na Previdência, a Contag vai fazer uma das maiores mobilizações que o Brasil já viu”.
    
     Ana Amélia Lemos, senadora – “Hoje vemos a posse de um líder que orgulha o Rio Grande pela sua conduta ética e responsabilidade. Não é por nada que há representantes de todos os partidos aqui”. Ela citou o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer, resultado de um trabalho espetacular. E defendeu a necessidade de seguro agrícola para os produtores que tiveram perdas, especialmente os de uva. Sobre a Previdência, disse que não pode haver reforma que tire direitos dos trabalhadores.

     Silvana Covatti, presidente da Assembleia Legislativa – Feliz em participar da posse, ela disse que falou com a mãe de Joel momentos antes e, quando se tem a família por perto, há sucesso. Sobre o poder, a primeira mulher a presidir a Casa do Povo em 180 anos defende que “é preciso honrar aqueles que nos colocaram nas cadeiras em que sentamos”. Natural de Frederico Westphalen, a parlamentar assegura que aprendeu muita coisa com o conterrâneo Ezídio Pinheiro, ex-presidente da Fetag por três vezes, e sua esposa Adelaide sobre o movimento sindical. Ela se mostrou contente com a representação feminina na direção da Fetag”.

     José Ivo Sartori, governador do RS – “Eu tinha 10 ou 12 anos quando começou a surgir os sindicatos dos trabalhadores rurais. Saí de Antônio Prado há 50 anos e aprendi que na colônia nada é fácil e antes era mais difícil ainda. Hoje, a intempérie nos fez perder o trigo e reduziu a produção de uva. Espero, antes de tudo, uma boa safra. O Rio Grande que dá certo é o resultado do trabalho das mulheres e homens, da diversidade étnica e produtiva. Da terra vem o alimento e o próprio sustento. O Joel sabe que tem que ter sucesso em sua trajetória na Fetag e que isso vem com o trabalho. Antes, só no dicionário. O Estado sozinho não consegue fazer tudo. Temos que somar forças”. O governador recordou a frase de um escritor italiano que diz que a agricultura é a arte de esperar e que “ninguém faz festa quando planta, apenas na colheita”, finalizou.

     Carlos Joel da Silva, presidente eleito da Fetag, exercício 2016-2020
“Sobre a presença do Sperotto na mesa, deve haver o entendimento que defendemos categorias diferentes, mas que há respeito entre Fetag e Farsul”.
“Agradeço a Deus e a minha família, minha mãe – sem conter a emoção, Joel chora – cunhados e cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, sogra… Me perguntaram se eu estava preparado para presidir a Fetag, respondi que venho me preparando desde pequeno, através da educação que recebi em casa do meu pai e minha mãe”.
“Com a minha diretoria, quero conduzir a Fetag”.
“Agradeço aos diretores do STR de Cachoeira, quando comecei a minha caminhada no movimento sindical até chegar à sua presidência; à Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, da qual fui coordenador; ao Elton, por ter me recebido na Fetag; aos assessores e funcionários da Federação e; aos dirigentes, coordenadores e assessores regionais. Às entidades parceiras, porque uma andorinha só não faz verão”.
“Se estou aqui hoje, devo isso a minha esposa, porque quando eu estava ainda em Cachoeira e pensei em sair do MSTTR, ela me aconselhou a ficar. Posteriormente, quando eu estava por integrar a chapa da diretoria da Fetag, ela me deu força, disse que as regionais confiaram em mim e eu não podia decepcionar. Estendo esse agradecimento a todos as esposas e os maridos de dirigentes sindicais, porque muitas vezes vocês fazem o papel de pai e mãe, para que a gente possa fazer o nosso trabalho”.
“Nosso trabalho não vai ser fácil”.
“Há uma crise financeira, política e de falta de vergonha”.
“Meu pai tinha um salão de baile visitado por muitos políticos. Um dia, meu primo e eu perguntamos qual o trabalho dos políticos… meu pai sabiamente respondeu que era ajudar as pessoas. Digo isso porque nem todos são iguais. Vocês, que estão aqui, têm esse diferencial”.
“A diretoria vai trabalhar baseada no planejamento elaborado em 2015 sobre quatro pilares: acesso à terra, com melhorias no PNCF; garantia de renda, para que no final do ano, sobre dinheiro para novos investimentos na agricultura e para comprar, por exemplo, um tênis novo para o filho; continuidade de programas sociais, como Troca-troca de sementes e forrageiras, saúde, habitação, Previdência Social e ênfase para a sucessão rural, que está comprometida; e organização sindical”.
“Não é cortando os investimentos na agricultura que vamos reverter a crise no Estado ou no Brasil”.
“A sociedade precisa do agricultor pelo menos três vezes por dia, na hora das refeições”.
“Viva a Fetag, a agricultura e o movimento sindical!”

DIRETORIA EFETIVA:
PRESIDENTE:
Carlos Joel da Silva – Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí
1º VICE-PRESIDENTE:
Nestor Bonfanti – Regional Três Passos
2º VICE-PRESIDENTE:
Sérgio de Miranda – Regional Passo Fundo
SECRETÁRIO-GERAL:
Pedrinho Signori – Regional Santa Rosa
1ª SECRETÁRIA:
Diana Hahn Justo – Regional Litoral
2º SECRETÁRIO:
Rafael Dalenogare Paz – Regional Missões II
TESOUREIRO-GERAL:
Elisete Kronbauer Hintz – Regional Ijuí
1º TESOUREIRO:
João Carlos de Brito – Regional Vale do Rio Sinos Serra
2º TESOUREIRO:
Olir Schiavenin – Regional Serra
COORDENADORA DE MULHERES
Lérida Matilde Pivoto Pavanelo – Regional Santa Maria

DIRETORIA SUPLENTES:
1º SUPLENTE
Lindomar do Carmo Moraes – Regional Campos de Cima da Serra
2º SUPLENTE
Inque Schneider – Regional Alto Jacuí
3º SUPLENTE
Juliana Dullius Wingert – Regional Vale do Caí
4º SUPLENTE
Maria Lovani Ely – Regional Vale do Taquari
5º SUPLENTE
João Rui Dias Nunes – Regional Fronteira
6º SUPLENTE
Paulo Roberto de Souza Coutinho – Regional Camaquã
7º SUPLENTE
Adilson Machado da Silva – Regional Alto Uruguai
8º SUPLENTE
Elton Roberto Weber – Regional Serra
9º SUPLENTE
Heitor José Schuch – Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí
10º SUPLENTE
Alberto Ercílio Broch – Regional Alto Jacuí

CONSELHO FISCAL EFETIVOS:
Josiane Cristina Einloft – Regional Centro Serra e V. do Rio Pardo
Gilberto Luiz Zanatta – Regional Serra do Alto Taquari
Bruno Leitzke – Regional Sul

CONSELHO FISCAL SUPLENTES:
José Solon da Silva – Regional Quarta Colônia
Rozane Elveni Kaufmann Scherer – Regional Missões I
Euzébio Borin – Regional Vale do Taquari

      ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

    Antes da posse da diretoria aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Fetag para prestação de contas do ano passado. Joel abriu a assembleia saudando as lideranças e logo em seguida, a secretária-geral Elisete Hintz fez as leituras do edital e da ata anterior, as quais foram aprovadas. Na sequência, a diretora apresentou o Relatório de Atividades da Fetag de 2015 e fez a leitura da Palavra do Presidente, um texto em que a entidade faz um apanhado de todos os departamentos da Federação com suas atividades. Já o Relatório de Contribuintes foi apresentado pelo tesoureiro-geral, Sérgio de Miranda. Em seguida, a contadora Loni Maleitzke trouxe as receitas e despesas da Fetag e o Balanço Patrimonial. Representando o Conselho Fiscal, Lindomar do Carmo Moraes leu o parecer favorável.
     Ao falar sobre a possibilidade de Reforma na Previdência Social Rural e a consequente perda de direitos, Joel colocou em votação e o plenário aprovou por unanimidade a realização de mobilizações caso seja enviado à Câmara e ao Senado qualquer projeto que corte direitos assegurados dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

    MULHERES 

   A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, fez o lançamento da Revista das Mulheres que trata basicamente de agroecologia, a partir de saberes e práticas vivenciadas no dia a dia. E, logo após, foi homenageada pela Comissão Estadual de Mulheres. Maria Lovani Ely, da Regional Vale do Taquari, deu as boas vindas à nova coordenadora, Lérida Pivoto Pavanelo e agradeceu a Inque, entregando uma orquídea e uma lembrança em nome das mulheres,, “Inque foi professora de crianças, mas foi nossa professora também nesses cinco anos”, disse. As integrantes da Comissão cercaram Inque e gritaram “Mulheres unidas, jamais serão vencidas”.

     JUVENTUDE
   
   Também a Comissão Estadual de Jovens prestou uma homenagem para Josiane Einloft, que deixa a coordenação e dá lugar à Diana Hahn Justo. Muito emocionadas, Diana agradeceu os ensinamentos a Josi que afirmou que a comissão é o primeiro passo da caminhada dentro do movimento sindical, recordando os ex-integrantes Juarez da Rosa Cândido, presidente da Coohaf, Elton Weber, deputado estadual e Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag. Ela recebeu dos membros da Comissão um álbum de fotos que retrata a sua trajetória na Fetag, além de uma orquídea. Os jovens também cercaram a ex-coordenadora e cantaram “Obrigado de coração, que Deus te abençoe e conduza pela mão”, além de darem gritos de ordem.

     FINANCEIRO

   O ex-tesoureiro geral da Fetag, Sérgio de Miranda, foi homenageado pelos funcionários do Departamento Financeiro, recebendo uma cesta de chocolates como recordação. A contadora Loni Maleitzke, em nome dos colegas, agradeceu a parceria e desejou sorte a Miranda, que permanece 2º vice-presidente da Federação.

    CAMPANHA PREMIADA
   
    Dois sortudos, um assalariado rural de Caxias do Sul e um agricultor familiar de São Jerônimo, receberam as chaves dos carros que ganharam no sorteio da Campanha Premiada do Plano Sustentar.

Texto: Izabel Rachelle
Fotos: Luiz Fernando Boaz

Assessoria de Imprensa – 26/02/2016