NOTÍCIAS

Jovens mostram experiências positivas e dificuldades

Juventude Rural, Terra, Agroecologia e Organização da Produção foi o tema do Painel Temático – Juventude Rural e Sustentabilidade Político-financeira do MSTTR apresentado no segundo dia de atividades do 3º Festival da Juventude Rural. Na mesa participaram jovens de vários estados, que trouxeram suas experiências que, com exceção de Odair Braun, 24 anos, de Santa Lúcia, do Paraná, mostrou com a apresentação de um datashow, que sua propriedade, adquirida através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), é um modelo a ser seguido.

Braun contou que recebe delegações, inclusive estrangeiras, para conhecer todo sistema produtivo, que adotou a diversificação como carro-chefe. O secretário Nacional de Reordenamento Agrário (SRA), Adhemar Almeida, aproveitou o “gancho” do paranaense para citá-lo como exemplo de crédito fundiário. Mas ficaram por aí os elogios, já que a gaúcha Júlia Andréa Frühaue, de Brochier, reclamou da dificuldade de acesso ao PNCF, pois é beneficiária e há dois anos espera para assinar os contratos.

Ainda participaram da mesa os diretores da Contag, Antoninho Rovaris, secretário de Meio Ambiente, e Zenildo Xavier, secretário de Política Agrária. Logo após as manifestações da mesa, foi aberto ao público para suas considerações.