NOTÍCIAS

Levantamento da Emater sobre a cadeia leiteira preocupa a FETAG-RS

A Emater divulgou, nesta quinta-feira (5), o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no Rio Grande do Sul, em ato realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

 

O levantamento da Emater traz dados alarmantes a produção de leite no Estado. De 2017 até 2019, 14.538 famílias deixaram as atividades leiteiras. O número é preocupante, principalmente ao levar em consideração que as Instruções Normativas 76 e 77 levarão mais famílias a deixarem a produção.

 

De acordo com o levantamento, 97,46% da atividade leiteira é formada por agricultores familiares, espalhados por 494 municípios gaúchos.

 

Para Pedrinho Signori, secretário-geral da FETAG-RS, que esteve presente na divulgação dos dados, “a situação da cadeia leiteira gaúcha é séria. Apesar de termos uma produção de qualidade, o que é preciso ser reconhecido, a atividade vive um momento muito complicado. Não está fácil para as famílias se manterem numa produção cuja renda é muito baixa e os custos muito altos. Precisamos urgentemente de soluções que evitem que mais famílias deixem a atividade”.