NOTÍCIAS

Lideranças da FETAG cobram medidas em Brasília

     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Sila, esteve ontem (21) em Brasília, acompanhado de várias lideranças do movimento sindical, para cobrar resultados de pautas entregues nas últimas semanas, que contemplam vários temas, entre eles a disponibilização de milho balcão para produtores da Região Sul afetados pela estiagem; publicação de resolução para prorrogação dos financiamentos de custeios e investimento para todos os produtores nos municípios que decretaram situação de emergência, bem como para a bacia leiteira e de corte de em todo o Estado; como também a compra governamental de leite no RS.
     Conforme Joel, a reunião com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) teve um saldo frustrante, uma vez que o ministério não agilizou as ações solicitadas pela Federação. “A pauta entregue há duas semanas não teve evolução por parte do MAPA. O único ponto que avançou é o fornecimento de milho pela CONAB no sistema balcão, cujo edital já foi lançado”, revelou.
O Ministério agendou uma reunião para a próxima terça-feira, dia 27, com técnicos da SEAD, MAPA, MDS e que terá a participação dos técnicos da FETAG, Emater e FAMURS para tratar de todos os temas. A comitiva ainda conseguiu falar com o ministro Blairo Maggi durante reunião com prefeitos da região atingida pela estiagem.
     No encontro com representantes da SEAD, a delegação do RS igualmente constatou que não ocorreu avanço na pauta que a FETAG entregou há alguns dias. Diante deste fato, as lideranças cobraram a presença da Secretaria na reunião técnica da próxima semana. Ainda, foi debatido o Plano Safra.
No final da tarde, a comitiva se reuniu com a Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados. O grupo levou aos parlamentares a pauta do Plano Safra, como também do leite e da estiagem. A comitiva era formada por Nauro Nizolla, Célio Fontana, Marcos Henrichsen, Valnei Brose e Agnaldo Barcellos. Rodrigo da Luz, assessor do deputado Heitor Schuch, acompanhou as lideranças.

Assessoria de Imprensa – 22/03/2018 – Luiz Boaz