NOTÍCIAS

Lideranças discutem safra 2012-2013 com fumageiras

quatro fumageiras para discutir a safra 2012-2013. O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, explica que o objetivo é saber qual a política que será adotada pelas empresas, uma vez que existem relatos de produtores que está ocorrendo um incentivo das indústrias para que seja incrementado o plantio.
          Joel enfatiza que a Fetag busca, neste momento, a responsabilidade das fumageiras. Ele alerta que tal incentivo é prejudicial ao fumicultor caso não haja o comprometimento da compra. A Fetag tem informações que em Santa Catarina haverá um aumento expressivo de safra e se no Estado também ocorrer a tendência é de que em 2013 ocorram os mesmos problemas de preço, a exemplo da safra passada. Com o excesso de oferta, ressalta o dirigente, a empresa retira toda a lucratividade do fumicultor no momento da classificação e com isso achata os preços.
          A Fetag orienta que o produtor discuta com sua família e só plante aquilo que tem mão-de-obra e lenha na propriedade, sem aumentar de forma excessiva a lavoura neste momento. Conforme Joel, a Fetag defende um planejamento de safra para que a garantia da compra se dê conforme o valor estipulado na mesa de negociação. O cronograma de visitas é o seguinte: quinta, 29: Philip Morris – 14h; Universal Leaf – 16h; sexta, 30: Aliance One – 8h30min e JTI Kannenberg – 10h.

Mais informações: Carlos Joel da Silva – (51-9314-5750)

Assessoria de Imprensa – 29/03/2012  Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699)