NOTÍCIAS

Lideranças do RS participam do curso da ENFOC

A Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC) está realizando o 1° Módulo do Curso Nacional de Formação da 5ª Turma, que iniciou no dia 4 de agosto e se estende até 15 de agosto, em Brasília. O eixo temático é Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Pela Fetag-RS estão participando Jussara Salete de Mello, presidente do STR de Tapejara; Maria Soeli Engel, conselheira fiscal do STR de Santo Cristo e presidente da Casa Familiar Rural, ambas fazem parte da Comissão Estadual de Mulheres da Fetag, e Deoclides Renato Bergonsi, do STR de Boqueirão do Leão e representante da Comissão Estadual de Jovens da Federação.
O secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Souto, destacou que esse é um ano intenso de atividades coordenadas por esta pasta, como a realização do 5º Curso Nacional e do 4º Encontro Nacional de Formação (Enafor). “Além disso, o dia 14 de agosto é uma data muito especial. É o momento em que vamos comemorar o 8º ano de existência da ENFOC”. Já o presidente da Contag, Alberto Broch, ressaltou a importância do papel da escola no movimento sindical e do privilégio dos educandos dessa 5ª Turma Nacional estarem participando desse processo formativo.
O diretor de Formação da Fetag, Nestor Bonfanti, conta que o objetivo do curso é realizar uma formação militante e transformadora de dirigentes, assessores e lideranças sindicais para que sejam educadores populares do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “A perspectiva é de provocar mudanças na prática sindical e no local onde vivem e atuam, fortalecendo a luta para a implantação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS”, justifica o dirigente.
O curso, explica Leomar Mattia, assessor de Formação da Fetag, é realizado em dois módulos de 12 dias cada. Após formados, os participantes terão o compromisso de  junto com a rede de educadores, auxiliar na elaboração e na execução dos cursos na Região Sul e Curso Estadual de Formação, além da constituição dos Grupos de Estudos Sindicais nas comunidades.

Assessoria de Imprensa Fetag/Contag – 08/08/2014