NOTÍCIAS

Mais agricultores para engrossar mobilização

Animados e esperançosos seguem acampados no prédio da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Porto Alegre, os mais de 200 agricultores familiares ligados à Fetag. Beneficiários do crédito fundiário, eles passaram a noite espalhados pelos oito andares do prédio com travesseiros e colchonetes. Oriundos das mais distantes regiões do Estado, não desanimam de obterem êxito em suas reivindicações. Hoje está previsto a chegada de mais 100 pessoas e na quinta-feira deve alcançar mais de 400.
O presidente da Fetag, Elton Weber, fez uma avaliação positiva do primeiro dia e anunciou a programação desta terça-feira. No final da manhã, uma comissão se desloca até o prédio da Emater, onde haverá uma audiência com o presidente da Emater, Lino de David. Na oportunidade, será entregue um documento com reivindicações para capacitar técnicos visando a elaboração de projetos e plano de assistência técnica.
À tarde, às 15h, está programada audiência com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Ruben Danilo, para entrega de reivindicações. Às 16h, o governador Tarso Genro, durante a reunião do Conselhão, vai receber uma comissão da Fetag, quando também vai receber a pauta da Fetag. E nesta quinta, às 9h30min, foi marcada reunião com o superintendente de Agronegócios do Banco do Brasil,  João Paulo Comerlato, para obter respostas sobre renegociações, agilização no sistema e retorno das avaliações das propostas para o Estado.
As reivindicações:
Contratação imediata de 130 propostas já aprovadas pela Câmara Técnica de Crédito Fundiário, ajustar o fluxo de 27 operações e ainda de 297 propostas. A gota d`água foi o retorno, nos últimos dias, de 454 propostas de agricultores ligados à Fetag, das quais 130 já estavam nos cartórios ou mesmo agentes financeiros com autorização para contratar. Elas voltaram devido à Resolução 4.177 (07/01/2013), que é retroativa e mudou as normas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Alterar o prazo para contratação de renegociações do crédito fundiário, incluindo as parcelas vencidas e vincendas até 31 de julho 2014, bem como a concessão de 10% de bônus adicional como forma de garantir a implementação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os beneficiários, com a publicação de respectiva resolução por parte do Conselho Monetário Nacional.
Mais informações: Elton Weber (51) 9325-0040 / Carlos Joel da Silva (51) 9314-5750 / Josiane Einloft (51) 9314-5720 / Sharle Capeletti (54) 9100-3013
Assessoria de Imprensa – 11/09/2013