NOTÍCIAS

Medidas chegam com um ano de atraso

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou no dia 30 de dezembro as Resoluções N°s 4.298 e 4.299, que possibilitam a prorrogação ou a liquidação de dívidas de custeio e de investimento do Pronaf, em especial dos Grupos A e A/C, bem como do Proger Rural – safras 2003/04. Conforme o vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, essas resoluções deveriam ter sido anunciadas há um ano, época em que a Fetag iniciou as negociações com o governo federal. No entanto, apesar do atraso, Joel reitera que as medidas são importantes, uma vez que vão atender as necessidades de milhares de famílias.
O dirigente explica que embora em 2013 o governo tenha editado várias resoluções, mesmo assim a Fetag contabiliza um número expressivo de agricultores familiares que ainda não serão atendidos, já que elas foram restritivas, não atendendo famílias com dívidas superiores a R$ 10 mil, além de mais de 95 mil famílias que buscaram o crédito emergencial de R$ 2 mil. Todas elas não serão beneficiadas com a bonificação de 80% ou sequer poderão parcelar em dez anos e usufruir da redução de juros”, observa.
Joel ressalta que a Fetag vai continuar lutando para que todas os agricultores familiares do Estado possam ser atendidos pelos programas e seus benefícios.
Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9314-5750
Assessoria de Imprensa – 02/01/2014