NOTÍCIAS

Mística das Quatro Velas abre Encontro de Gênero e Geração

     Com a Mística das Quatro Velas, simbolizando Paz, Fé, Amor e Esperança, a FETAG iniciou hoje (19) o Encontro de Gênero e Geração, no auditório da sede da Federação, em Porto Alegre. Cerca de 100 pessoas, representando as 23 Regionais Sindicais da FETAG, integrantes das Comissões de Aposentados, Jovens e Mulheres, bem como da assessoria regional, trabalharão até o começo da tarde desta quarta-feira, quando estará presente a secretária nacional de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas.
     Após a realização da mística – cuja vela é um símbolo de luz resultante de uma atitude compreensiva, a clareza da mente que se abre para penetrar no inconsciente e o fertilizar – todas as regionais foram convidadas a pegar uma vela, acendê-la junto à direção da FETAG, e depositá-la ao centro onde estavam todos os presentes. Assim, aos poucos, as 23 velas foram acesas, culminando com o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, que acendeu a vela da Federação, fechando o círculo.
     Joel acredita que a terceira idade, as mulheres e os jovens representam a forma com que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) deve seguir. “Unir a experiência dos aposentados e das mulheres, que vêm construindo ao longo dos anos, e dos jovens que estão aqui para receber tal sabedoria. E a assessoria regional, que é a responsável por fazer o elo de ligação entre as comissões e a FETAG. Então, precisamos de união para enfrentar a conjuntura, que é desafiadora para o MSTTR”, completou o dirigente.
     Representando a CTB-RS, Sérgio de Miranda, também diretor da FETAG, reforçou que a “mistura” das comissões é a mais salutar possível, uma vez que contempla a experiência dos que já viveram um pouco mais e os jovens de hoje que, certamente, farão a sucessão no movimento sindical e na agricultura familiar. Sem dúvida o maior desafio. “E que isso de fato ocorra para que não tenhamos um número crescente de propriedades abandonadas ou adquiridas por pessoas que não vivem da terra, mas sim especuladores”, observou.

     TRABALHOS DE GRUPO
     Após a leitura da Carta de Santa Cruz do Sul, que foi produzida no encontro anterior, ocorrido nos dias 16 e 17 de setembro, feita por Elisete Hintz, diretora da FETAG e responsável pela Terceira Idade, iniciaram os trabalhos de grupo por regional e as respectivas apresentações. À tarde, os grupos se misturarão e haverá novas reflexões. Depois das apresentações, será elaborado o roteiro das plenárias regionais de Gênero e Geração.
     Amanhã (20), a secretária nacional de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, retoma as atividades do Encontro de Gerações, oportunidade em que fará um breve resgate e vai trabalhar três perguntas: De onde viemos? Onde estamos? Onde queremos chegar? Por volta das 11h, acontecerá a avaliação da Plenária de Aposentados e do encontro, com encaminhamentos e mística final. O encerramento está previsto para 13h.

Assessoria de Imprensa – 19/07/2016 – Luiz Boaz (51) 9314-5699