NOTÍCIAS

Mulheres da CTB debatem políticas públicas

A CTB-RS realizou hoje (6) o 4° Encontro das Mulheres Trabalhadoras Urbanas e Rurais, no auditório da Fetag, em Porto Alegre. Várias palestras e atividades voltadas ao tema Políticas Públicas no Movimento Sindical foram realizadas, enfocando temas como A Saúde das Mulheres, 25 anos do SUS e Políticas Afirmativas de Combate ao Racismo. O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, disse que as mulheres representam mais e melhor a classe trabalhadora. Embora elas sejam em igual número aos homens no mercado de trabalho, ainda recebem 30% menos. “Temos que fazer o debate e enfrentar o problema para que essa desigualdade seja corrigida”, enfatizou.
A secretária de Mulheres da CTB-RS, Lenir Piloneto Fanton, fez questão de destacar que nesse 4° Encontro das Mulheres compareceram companheiras de várias categorias, embora tenha lamentado que ainda hoje, em pleno século XXI, existam chefias que proíbem colegas de participar de eventos como esse. Lenir lembrou que uma das grandes conquistas da mulher – o salário-maternidade – está completando 25 anos. Ao mesmo tempo, Silvana da Silva, secretária de Mulheres da Fecosul, acredita que para as políticas públicas serem eficazes, é necessário monitorar para que elas aconteçam. “E é aqui, nesse espaço, que podemos tirar as nossas dúvidas”, ponderou.
O vice-presidente da CTB-RS, Sérgio de Miranda, não teve receio em afirmar que esse encontro já se consolidou no calendário de ações da Central no Estado. “A cada edição, o evento ganha mais importância, porque sempre traz temas atuais para a luta e a organização dos trabalhadores urbanos e rurais. E neste ano o enfoque recai no SUS, uma luta de muitos anos da classe trabalhadora e assim como outras conquistas vieram a partir da Constituição de 1988”, disse. Um outro elemento importante para a realização do encontro, completou Miranda, é a peculiaridade de integrar trabalhadoras de diferentes categorias. “A CTB, desde a sua fundação, tem sido uma entidade fundamental para integrar o conjunto da classe trabalhadora em várias lutas”, garantiu.
O presidente da Fetag, Elton Weber, eleito deputado estadual, em nome de Jussara Cony, presente no auditório, saudou as demais companheiras das mais diversas entidades. Ele fez questão de lembrar o Novembro Azul. “Nós, homens, temos que nos conscientizar e agradecer às mulheres, mais uma vez, que saíram na frente com o Outubro Rosa. Vamos aprender com elas a cuidar também da saúde”, alertou. 
Já o deputado estadual Heitor Schuch, eleito deputado federal, também saudou Jussara Cony e se mostrou indignado com uma notícia de ontem nos jornais, por ter sido presa uma mulher no Irã, por assistir a um jogo de vôlei. “Esse tipo de injustiça tem que acabar e, nós, dirigentes sindicais, precisamos trabalhar pela solidariedade e mostrar a repúdia do povo brasileiro a esse ato”, destacou.
Logo após a mesa ser desfeita teve início a palestra de Inque Schneider, diretora da CTB-RS e coordenadora de Mulheres da Fetag, falou sobre Saúde das Mulheres 25 anos de SUS, tendo como mediadora Sônia Bertuzzo, presidente do STR São Valentim do Sul. À tarde o tema foi Política Afirmativa Antirracial, com o lançamento da Revista Rebele-se, que teve como palestrante Mônica Custódio, secretária de Políticas de Promoção de Igualdade CTB Nacional, e mediadora Jaqueline Aurélia Diesnstmann, coordenadora de Formação da Regional Metropolitana da CTB-RS, seguido de debate e encerramento.

Assessoria de Imprensa – 06/11/2014