NOTÍCIAS

Na abertura oficial, Fetag-RS celebra a Expointer da esperança


Nesta sexta-feira (10), a 44ª Expointer foi aberta oficialmente com a participação de diversas autoridades, dentre elas, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o governador do Estado, Eduardo Leite.

Em seu discurso, Carlos Joel ressaltou a importância da realização da Expointer em 2022, a qual considera como a “a Expointer da esperança”, e não como de retomada, pois o agro não parou em nenhum momento durante a pandemia. Joel também celebrou o retorno do público, seguindo protocolos de saúde, ao pavilhão da agricultura familiar, que em 2020 recebeu visitantes apenas no formato de drive thru.

O presidente Joel também comemorou a boa safra colhida em 2021 e os bons preços pagos na maioria das culturas, mas lamentou que alguns agricultores e pecuaristas não tenham conseguido os mesmos valores devido aos contratos firmados anteriormente e classificou o momento vivido pela agricultura e pela pecuária como excepcional.

Porém, Joel também destacou a pesada elevação no custos de produção nas principais culturas do Estado e cobrou ações do Governo Federal no intuito de controlar a inflação e para conter a taxa Selic, que apresenta seguidas elevações.

A ministra Tereza Cristina reconheceu que os problemas no setor ainda existem, mas ressaltou a importância na Fetag-RS na construção do último Plano Safra, que destinou mais recursos para a agricultura e pecuária familiar.

Também na manhã de hoje, a Expointer conheceu os animais campeões em todas as raças.