NOTÍCIAS

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Juventude Rural discute Meio Ambiente e Justiça Climática

Hoje (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a juventude rural gaúcha participa do Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Justiça Climática. A Fetag-RS está envolvida neste processo, representando os biomas Pampa e Mata Atlântica e incentivando a participação de jovens rurais.

O seminário, que ocorre de maio a novembro de 2024, visa fortalecer o protagonismo jovem na busca por soluções para as questões climáticas. Na primeira etapa territorial, a Fetag-RS mobilizou a Comissão Estadual para participar. Camila Rode, 1ª Secretária e coordenadora estadual de jovens da Fetag-RS, explica que o processo inclui discussões, ações locais e a partilha de saberes para mapear e analisar as realidades vivenciadas pela juventude. Camila ainda argumenta que a inclusão da agricultura familiar é crucial, pois aborda as mudanças climáticas respeitando os direitos sociais e econômicos dos agricultores.

O evento, aberto a diversos movimentos sociais, busca a reconstrução do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente sob a ótica da Justiça Climática. Contribuíram para o debate a chefe de divisão de flora da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Angélica Ritter, que abordou os aspectos legais e ambientais e os assessores da Federação, Juliane Salapata, Joni Knapp e Ketruin Jardela.

Neste dia tão representativo para o Rio Grande do Sul, especialmente na atual conjuntura, a juventude rural está empenhada em construir um futuro sustentável e justo em conjunto com a Fetag-RS.