NOTÍCIAS

Nota de solidariedade da Fetag-RS

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, juntamente com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, manifesta sua perplexidade com a situação vivida pelo Estado nos últimos dias. Ainda, lamentamos profundamente todas as vidas perdidas, pois elas não podem ser recuperadas.
O momento é de união para que seja possível resgatar todas as pessoas que estão isoladas, muitas sobre os telhados de suas casas. Toda a atenção das autoridades deve estar voltada primeiramente para este fim. Da mesma forma, há de se ter um olhar especial para os acessos nas propriedades rurais. Precisamos abrir caminhos para que caminhões de leite e de ração possam atender os produtores. A Fetag-RS, demais entidades e o governo do Estado estão dedicando atenção para a situação.
Estamos vivenciando o momento mais difícil da história do Rio Grande do Sul e assistindo pelos meios de comunicação imagens tristes e de desespero, porém, ao mesmo tempo, vemos atos heroicos de pessoas, muitas vezes voluntárias, que não estão medindo esforços para resgatar pessoas. O esforço de todos é comovente e está fazendo a diferença.
A Fetag-RS reforça que está atenta aos prejuízos que o desastre causou no meio rural em diversas partes do Estado. Estamos focados em salvar vidas, mas já solicitamos aos governos do Estado e da União a prorrogação de dívidas, o que é fundamental agora. Outras medidas serão necessárias, mas é preciso aguardar as águas baixarem para que tenhamos real dimensão sobre o tamanho das perdas.
Fica o alerta da Fetag-RS: a vida sempre em primeiro lugar. Ficar em local seguro é a melhor alternativa no momento.