NOTÍCIAS

NOTA: FETAG-RS PREOCUPADA COM O RETORNO DAS AULAS DA REDE ESTADUAL

O governo do Estado divulgou na última semana a possibilidade de retorno das aulas na rede estadual de ensino no final do mês de agosto. Contudo, a FETAG-RS traz a preocupação em relação a esta prática. Vivenciamos uma situação em que todos os cidadãos estão sob cuidados de saúde, distanciamento físico e social, uso de equipamentos de proteção individual, retração das atividades comerciais e industriais, e mesmo com todas estas medidas o Covid-19 têm se espalhado pelo estado e causando mortes.

Sabemos que a educação é elemento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária,  que é através dela que a se desenvolve a criticidade e a perspectiva de um mundo melhor. Acreditamos que o acesso à educação deve ser disponível a todos de uma mesma forma, sem distinção. 

O retorno às aulas neste momento é temerário, pois ainda em nosso Estado há o alto nível de contágio do Covid-19.

Então nos perguntamos:

– Quais serão as medidas adotadas nas escolas públicas para evitar o contágio?

– Estado e Municípios terão estrutura humana, física e financeira para se readequar de acordo com as orientações dos órgãos de saúde?

– Os profissionais serão capacitados e treinados para esta nova situação?

– Como será o transporte destes alunos até a escola, em especial os do meio rural, seguindo as regras de distanciamento?

– E os alunos que têm em suas casas familiares de risco, serão obrigados a ir para a escola?

Várias perguntas que ainda não encontramos respostas.

A única certeza que temos é que a educação deve ser vista com muito cuidado pelos governantes, da mesma forma que a saúde da população. A FETAG-RS espera que as decisões sejam tomadas em conjunto entre pais, escolas e entes públicos.