NOTÍCIAS

Preço do leite começa reagir

     O Conselho Estadual do Leite (Conseleite) esteve reunido na última terça-feira (20) para apresentar o Preço de Referência do Leite Padrão, através de levantamento realizado pelos professores Marco Antônio Montoya e Eduardo Belisário Finamore, da Universidade de Passo Fundo (UPF). O trabalho apontou que o preço para o leite entregue no mês de março, a ser pago no mês de abril, está projetado no valor de R$ 0,99, apresentando uma valorização de +2,56% frente ao valor final do mês anterior (R$ 0,965). Também houve um acumulado de 6,36% em 2018, sendo que o principal fator que contribui para a elevação do valor é a redução da oferta que, nos últimos três meses, diminuiu em torno de 10%.
    Para Márcio Langer, assessor de Política Agrícola da FETAG, a retomada do consumo ainda está bastante tímida, ficando dependente de dois fatores: a recuperação da economia e a chegada do frio, que estimula o consumo de produtos lácteos. No entanto, continua Langer, a valorização tende a ser desuniforme, dependendo do mix de produtos da indústria.

      FETAG EM BRASÍLIA

     Ao mesmo tempo, o presidente da FETAG, Carlos Joel da Sila, explica que algumas ações estão sendo tratadas, de forma simultânea, visando aumentar o consumo, tais como: compras governamentais e de escoamento, conhecimento dos dados em relação à qualidade do produto gaúcho buscando ampliar os mercados e estabelecer parâmetros de remuneração mais padronizados.
Joel está em Brasília hoje (21), onde faz tratativas junto ao governo Federal em relação a créditos emergenciais e resolução para prorrogação das operações do crédito rural, bem como em relação ao Acordo do Mercosul, o qual a FETAG tem uma reclamatória e teve indeferimento inicial do seu pedido. A Bancada Federal do RS também recebe à tarde dirigentes da FETAG.

Assessoria de Imprensa – 21/03/2018 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699