NOTÍCIAS

Preservação do meio ambiente é tema de projeto da FETAG-RS

Pensar no futuro. Esta também é uma preocupação da FETAG-RS. O Projeto de Recuperação de Biomas é um bom exemplo disso. Desenvolvido e executado em parceria com a Corsan e com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, o objetivo do projeto visa a conservação e a restauração ecológicas dos Biomas Mata Atlântica e Pampa, através do plantio de mudas nativas e de manejo conservacionista dos campos nativos, implantados na em propriedades da agricultura familiar.

O Projeto de Recuperação de Biomas tem duas divisões: Plantio de Mudas Nativas – Bioma Mata Atlântica; e Manejo conservacionista da vegetação campestre nativa do Bioma Pampa. A adesão a ambos pode ser feita na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ao qual o agricultor é associado.

 

Projeto de Recuperação de Biomas – Plantio de Mudas Nativas – Bioma Mata Atlântica

O agricultor familiar preenche um cadastro indicando a área em que deseja realizar o plantio das mudas, lembrando que a área deve estar cadastrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Para estar apto para adesão, o proprietário deve desenvolver alguma atividade agrossilvipastoril ou agrícola e, de forma voluntária, estar engajado na preservação e recuperação do meio ambiente. Deve ser ofertado pelo menos 1.100m² para o plantio mínimo de 100 mudas.

 

Projeto de Recuperação de Biomas – Manejo conservacionista da vegetação campestre nativa do Bioma Pampa

Conjunto de técnicas que garantem que a atividade pecuária extensiva e suas práticas de manejo promovam a conservação dos campos nativos. Para aderir, o agricultor familiar deve se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais ao qual é associado, estar com o imóvel cadastrado no CAR, com adesão ao PAR. Também é necessário desenvolver atividades agrossilvipastoril e ofertar uma área mínima de 5 hectares. O proprietário receberá insumos e equipamentos para realizar o manejo conservacionista do campo nativo.

A FETAG-RS, luta pelos direitos dos agricultores, agricultoras e pecuaristas familiares, sem esquecer a preocupação com o meio ambiente, afinal, solo bem cuidado é sinônimo de produção e de qualidade de vida.