NOTÍCIAS

Pressão da Fetag-RS começa a surtir efeitos em Brasília

Nesta terça-feira (15), a Fetag-RS esteve em audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, na sede do Ministério, em Brasília, para tratar mais uma vez sobre os graves problemas que estão sendo enfrentados pela cadeia leiteira devido a importação de leite em pó de países do Mercosul. A agenda foi marcada pelo deputado federal Heitor Schuch.

A Fetag-RS vem denunciando o aumento da importação de lácteos nos últimos meses, o que está levando os produtores brasileiros a uma crise sem precedentes e praticamente inviabilizando a atividade.

O ministro Paulo Teixeira anunciou durante a reunião duas medidas: abertura de investigação sobre eventual dumping nas importações e elevação das tarifas de importação de manteiga e queijo para 18%. Também foi criado um grupo de trabalho que em 30 dias irá apresentar um programa de aumento de produtividade na cadeia leiteira.

Ainda de acordo com o ministro, amanhã o presidente Lula fará outros anúncios de medidas.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que estava na reunião, “as medidas de hoje não passam nem perto de resolver os problemas enfrentados pelos produtores. Esperamos que que amanhã o presidente Lula faça anúncios que de fato resolvam os problemas. É indispensável que se eleve as tarifas de importação para o leite em pó ou que se dê subsídios para os produtores, assim como acontece na Argentina. Essa novela precisa acabar amanhã, para que possamos salvar os produtores”.

Participaram da reunião os deputados federais Heitor Schuch e Bohn Gass: o presidente da Conab, Edegar Pretto; o presidente da Contag, Aristides dos Santos; o secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; uma comissão de mulheres trabalhadoras rurais que estão participando da Marcha das Margaridas; e representantes de parlamentares e entidades representativas.