NOTÍCIAS

Programa Despertar Rural leva mídia digital ao campo

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Sul, com extensão de base em Toropi e Quevedos, idealizou um projeto para participar do Programa Despertar Rural, da Souza Cruz, que tem por objetivo oferecer à população rural o conhecimento necessário para a utilização da internet. As tratativas iniciaram em novembro de 2012 entre o presidente do STR, Jair Ivan Wouters, e o especialista em sustentabilidade em produção agrícola da fumageira Sandro Savegnago. 
O pontapé inicial surgiu a partir de dois pontos específicos: na agricultura familiar não existe mais lugar para o amadorismo; e o agricultor precisa interpretar e utilizar as mídias disponíveis. “É por esses motivos que o agricultor precisa sair do analfabetismo digital, buscar informações e aprendizados com outras regiões e culturas, desenvolver a capacidade para identificar as melhores práticas, atividades a aplicar em sua propriedade, para ser feliz e com dinheiro no bolso”, justifica Wouters. 
A partir daí, continua o dirigente, foi elaborado o projeto e encaminhado à Souza Cruz. O STR foi contemplado com dez Notebook doados pela indústria para serem utilizados no curso básico de Inclusão Digital. Com uma carga horária de 36h, ministrados para grupos de dez pessoas acima de 18 anos e um por família (todas sindicalizadas), com aulas semanais de 2h nas comunidades onde residem. No município de Toropi, o primeiro contemplado com o programa em 2013, formou 94 alunos dos 100 inscritos, estando presente na formatura o presidente da Fetag, Elton Weber. No ano seguinte, em São Pedro do Sul, dos 170 alunos inscritos, apenas três não concluíram, com frequência de 100% na maioria dos grupos. Neste ano está previsto mais quatro grupos para São Pedro e iniciar o programa no município de Quevedos. “O que  nos deixa ainda mais feliz é que o Despertar Rural se expandiu para Canguçu/RS e Braço do Norte e São Miguel do Oeste/SC”, completa Wouters.

Assessoria de Imprensa – 28/01/2015