NOTÍCIAS

Promotora informa existência de 1.614 TACs

     A Univates, em Lajeado, realizou hoje (9) o Fórum Permanente do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar, um evento promovido pela promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica Taquari (Antas), Andréa Almeida Barros. Ela informou que existem 1.614 Termos de Ajuste e Conduta (TAC) com as famílias de agricultores, abrangendo 14 municípios da região do Vale do Taquari. “As posições, na maioria das vezes, são bastante tendenciosas, exigindo que particularidade deva preservar acima do beneficio escadinha (5, 8 ou 15 metros), mas como o código está em vigor, temos que ver a aplicabilidade”, disse.
     Para Guilherme Velten Júnior, assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAG, é bem simples. “Os que têm TAC`s assinados e necessitam recuperação, aderem ao projeto de recuperação de Biomas. E para os que estão ok, recebam um Termo de Quitação. O que não dá para aceitar são os nossos agricultores serem cobrados de uma coisa que a lei garante e lhe dá o direito de consolidado. Nestes termos, será marcado, nos próximos dias, uma audiência entre a FETAG, a Regional Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari com a promotora Andréa para os trâmites, adequações e quitações destes TAC`s”, observou.
     Além de Guilherme participaram o coordenador da Regional Vale do Taquari Marcos Hinrichsen e o tesoureiro Nilvaldino Brino do STR de Roça Sales.

Assessoria de Imprensa – 09/11/2018 – Luiz Boaz