NOTÍCIAS

Protetor solar é uma realidade

A partir da próxima terça (10) um total de 129 municípios receberão 330 mil unidades do protetor solar, beneficiando cerca de 100 mil pessoas. O termo de cooperação técnica objetivando ações conjuntas para viabilizar o cadastro e a distribuição do produto entre a Fetag e a Secretaria de Saúde do Estado foi assinado no dia 3 de junho, durante a assembleia geral da Federação. A coordenadora estadual de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, diretora da área de saúde, explica que a longa espera e os contratempos para viabilizar a distribuição terminaram e representa mais uma das importantes conquistas do movimento sindical. A secretária da Saúde, Sandra Fagundes, também considerou o momento de comemoração e demonstra a força da mobilização e a militância dos agricultores ao longo de oito anos.
O deputado Heitor Schuch, autor da lei, está feliz com a assinatura e disse que foi uma novela longa, mas com final feliz. “Superamos todas as dificuldades e obstáculos na falta de estrutura do governo, bem como de resoluções e instruções normativas. Porém, agora está tudo pronto e estamos todos alegre e contentes, mas em especial os nossos agricultores que terão o protetor solar a sua disposição”, observa, lembrando que os 129 municípios do projeto-piloto foram selecionados pela Secretaria da Saúde a partir de critérios técnicos como maior incidência de câncer de pele. "Nossa expectativa é de que a partir do próximo ano todos os municípios gaúchos sejam incluídos no programa", projeta.
Schuch faz um alerta aos trabalhadores rurais da necessidade de ter demanda nos municípios, ou seja, as pessoas precisam ir buscar o protetor no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nas farmácias básicas das prefeituras ou Postos de Saúde, enfim pedir o protetor solar. Caso contrário, o governo poderá dizer que não tem demanda, inclusive já tem uma licitação para aquisição de mais 300 mil embalagens.  O Fator de Proteção é 30 e a validade é até o ano de 2017. “É bom lembrar que os raios ultravioletas existem em todas as estações do ano”, explica.O parlamentar também apela aos dirigentes dos sindicatos desses 129 municípios e aos seus funcionários que estiveram, inclusive, no treinamento da Fetag, façam contato com o secretário da Saúde ou com a Delegacia Regional da Saúde porque o protetor está disponível. “É a coordenadoria de Porto Alegre levar aos municípios e começar a distribuir, já que nada mais do que isso se faz necessário agora”, disse.

Assessoria de Imprensa – 06/06/2014