NOTÍCIAS

Que Crise é Essa?

     Esse foi o título da palestra do sociólogo Eliziário Noé Boeira Toledo, ex-assessor de Política Agrícola da FETAG, doutor em Desenvolvimento Sustentável. Ele começou falando dos Planos de Estabilização Econômica – Bresser, Verão, Collor 1, Collor 2 e Plano Real. A crise econômica reflete diretamente em estagnação, desemprego, compasso quase sempre de espera (eleições), os reflexos nas atividades econômicas e por fim a violência.
     Quais as reformas que deveríamos ter feito e não fizemos? A reforma tributária é a mais completa consolidação da injustiça social. Toledo mostrou que no Brasil, quem paga mais impostos são aqueles que ganham entre três a cinco salários mínimos. Em relação à reforma da Previdência Social, ele não tem dúvidas de que virá e será uma agenda forte dos próximos governos. “Ela poderá ser dolorosa, mas via doer menos se for para todos. Não basta ser parte do problema, mas sim fazer parte da solução se antecipando”, acredita.
     Para Toledo, a liberdade não é uma dádiva, é uma conquista que custa cara. Isso é um argumento de politização e fazer conhecer o papel das instituições saindo do formalismo representativo e se aproximar dos representados. “A dinâmica social exige a necessidade de reinventar as instituições existentes, representar de fato com base na realidade, já que o velho não funciona mais e o novo ainda não nasceu”, observa.
     Ao finalizar, Toledo afirmou que o temos de mais sagrado é a instituição. Cabe ao movimento sindical ser uma referência consistente de informações sobre temas da agricultura familiar, essenciais na disputa de espaços políticos e dos recursos públicos. Além disso, o sociólogo vê a necessidade de marcar posição nos meios institucionais (universidades e empresas de pesquisa por meio de demandas e formação técnica). E, ainda, a urgência de unificar e qualificar pautas, processos de negociação adequada ao calendário da elaboração do Orçamento e no acompanhamento do que for negociado.      

      AMANHÃ

     Na quarta (20) segue o trabalho do dia anterior e na sequência ocorre a Assembleia Geral Extraordinária da FETAG, quando serão apreciadas e votadas as deliberações do Congresso. Ainda durante a assembleia, a FETAG lançará a Campanha de Valorização do Voto às eleições de outubro.

Assessoria de Imprensa – 19/06/2018 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699