NOTÍCIAS

Reforma agrária é considerada desafio fundamental

Ao longo da manhã de terça-feira (5), segundo dia do 11º CNTTR, os 2.500 delegados e convidados acompanharam a conferência sobre análise da conjuntura nacional, internacional e os desafios para o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) com o conferencista Adriano Campolina, da Actionaid Brasil, sob a coordenação de mesa da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas.
A professora Socorro Silva, da Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, enfatizou o momento importante que vive a Contag em decorrência de seus 50 anos, que vai completar em dezembro, enquanto organização camponesa no Brasil. A entidade enfrenta inúmeros desafios do ponto de vista de existência de um campo com sustentabilidade, entre os quais ela considera a reforma agrária como fundamental para entrar no debate.
O presidente da Fetag, Elton Weber, ressalta que ao se falar nos desafios para os próximos 50 anos, com certeza passa por manter as conquistas até agora obtidas, sejam elas previdenciárias, econômicas e políticas públicas. Da mesma forma, continua o dirigente, avançar na questão da reforma agrária, na melhoria de renda via política de preços, seguro agrícola, subsídios em alguns casos para a agricultura, bem com a questão da sucessão rural, considerada o calcanhar de Aquiles, pois é o ponto crítico.
Weber defende a mesma estrutura das cidades voltada ao campo, principalmente educação e programas específicos para manter o jovem no campo, além de uma forte interação familiar para definir quem fica na atividade agrícola com qualidade de vida e renda garantida.
À luz desta reflexão, proporcionada pelas conferências, ao final da manhã começaram os debates dos Grupos de Trabalho, que abordaram a contextualização do PADRSS, com reflexões e encaminhamentos sobre modelos de desenvolvimento rural; fortalecimento da agricultura familiar; meio ambiente; reforma agrária, direito à terra e territórios rurais; soberania e segurança alimentar; e sujeitos políticos do campo.

Assessoria de Imprensa – 05/03/2013 – De Brasília: Luiz Fernando Boaz –(051) 9314-5699