NOTÍCIAS

Regional Santa Rosa realiza Seminário de Capacitação para Mulheres Trabalhadoras Rurais

     Mais de 50 mulheres agricultoras dos 17 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que integram a Regional Santa Rosa, participaram nos dias 26 e 27 de julho de um Seminário para Capacitação para Mulheres Trabalhadoras Rurais no Seminário Padre Adolfo Gallas, em Santo Cristo. O evento trabalhou a identidade de cada mulher, como me identifico e como me sinto sendo mulher agricultora.
     Além disso, a Religiosidade e Mística no Movimento de Agricultoras de Santo Cristo/RS: Um Processo de Constituição de Identidades por Meio da Educação Popular, com a professora Liria Andriolli e seu orientador professor Walter Franz. Eles trouxeram questões sobre a influência da religião católica na constituição da identidade das mulheres e do Movimento de Agricultoras de Santo Cristo. Ainda neste contexto, a professora Rosângela Angelin trabalhou sobre A Influência da Religiosidade nas Legislações e nos Movimentos de Mulheres.
     O seminário trabalhou, ainda, as emoções e suas relações com chás. Auxiliaram neste diálogo Clair Knebel, que atua na Saúde Alternativa, aprofundando debates relativos à importância de uma medicina alternativa e dos chás na vida das pessoas.  Em seguida, Fabiano Macedo, falou em Como Lidar com as Quatro Emoções Básicas: Raiva, Tristeza, Medo e Alegria.
     A coordenadora da regional, Genoveva Haas, destacou que as mulheres são geradoras de vida, assim como a Mãe Terra é geradora de toda biodiversidade. “Precisamos nos preocupar mais na produção de alimentos sadios sem venenos e agrotóxicos. Outra questão são as reflexões de como estamos lidando com as emoções no dia a dia, quando fazemos várias coisas, mas não paramos para refletir se nossas ações estão contribuindo para melhorar a vida de alguém. Precisamos fazer tais reflexões e continuar unidas, pois temos vários desafios pela frente”, disse.
Ao final do seminário, foram realizados alguns encaminhamentos para o Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais alusivo à Margarida Alves, neste sábado, dia 13, em Santo Cristo, onde uns dos temas a ser trabalhado é a Saúde e a Previdência. O seminário encerrou com mística sobre a Mãe Terra, envolvendo a relação humana e o cuidado com a natureza.

     ENCONTRO DE MULHERES

     O 23º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais deste sábado será no CTG Rancho da Amizade, em Santo Cristo, e tem por objetivo celebrar o 12 de agosto, morte de Margarida Alves. Para Genoveva, o encontro, ao lembrar Margarida Alves, é, ao mesmo tempo, comemorar as grandes vitórias e enfrentar os desafios que virão pela frente. “A Margarida continua viva, porque nós continuamos firme na luta pelos nossos ideais. Da terra regada de sangue, muitas e milhares de Margaridas nasceram e nascerão, e nós somos algumas destas”, completou.

A programação é a seguinte:

09:30 – Início das atividades no pórtico de entrada da cidade de Santo Cristo, no pátio da Oficina do Chico, com um ato e uma caminhada mostrando nosso descontentamento sobre as possíveis alterações previdenciárias que estão em debate no que diz respeito aos agricultores, como também em defesa da continuidade do SUS, liberação de recursos por parte do Governo Estadual e Federal aos nossos hospitais da região e qualquer tipo de violência, em especial a violência contra a mulher.
11:30 – Recepção no CTG Rancho da Amizade;
12:00 – Almoço;
13:00 – Apresentação Teatral;
14:00 – Integração com animação Musical Estilo;
16:00 – Encerramento;

Assessoria de Imprensa – 11/08/2016 – Luiz Boaz (51) 9314-5699