NOTÍCIAS

Regras para liberar crédito especial

de setembro com a Superintendência Estadual do Banco do Brasil para estabelecer critérios no financiamento da Linha Especial de R$ 10 mil aos agricultores familiares que tiveram perdas em decorrência da estiagem na safra 2011/2012. Ficou decidido que os projetos técnicos podem ser elaborados junto à Emater local ou por técnicos credenciados pelos agentes financeiros.
Além disso, os contratos poderão ser elaborados através do Programa Canal Facilitador de Crédito (CFC), sendo que as agências já estão autorizadas a atualizar o programa instalado junto aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Nos municípios em que os STR`s não possuírem o sistema instalado, os contratos serão feitos diretamente nas agências do Banco do Brasil, que já estão aptas a operarem com esta linha de crédito.
Conforme Airton Hochscheid, assessor de Política Agrícola da Fetag, estão vedados os financiamentos para reforma, compra de máquinas e implementos usados, bem como a aquisição isolada de animais, como, por exemplo, junta de bois e bovinos de corte para engorda. Ele disse que serão financiados, prioritariamente, obras de armazenamento de água e irrigação; recuperação de solo; formação e recuperação de pastagens; equipamentos voltados para a bovinocultura de leite (incluindo ordenhadeiras, matrizes e outros equipamentos, desde que comprovados pelo projeto técnico); outros investimentos, cujo projeto técnico evidencie o incremento ou melhoria do sistema de produção. Quem possuir restrição cadastral deve providenciar a regularização antes de iniciar a elaboração do projeto técnico.