NOTÍCIAS

Reunião em Brasília encaminha avanços no Plano Safra 2021/2022

Na manhã de hoje, terça-feira (11), a FETAG-RS, representada pelo vice-presidente, Eugênio Zanetti, e pelo assessor de Política Agrícola, Kaliton Prestes, participaram de reunião com o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, Rogério Boueri, em Brasília.

 

Na reunião, a FETAG-RS, que representou os três estados da Região Sul da CONTAG, e o deputado federal Heitor Schuch cobraram respostas sobre as pautas que foram encaminhadas para o Governo Federal visando ao Pano Safra 2021/2022, dentre eles, revisão nos valores para enquadramento do agricultor familiar, aumento de recursos para o Plano Safra, diminuição das taxas de juros para o Pronaf, aumento do limite de financiamento, maior investimento no Pronaf Habitação e operacionalização do PNCF Empreendedor.

 

Boueri afirmou que há previsão de alteração nos valores para enquadramento no Pronaf, que irá incluir um dispositivo de rebate para os produtores de leite que, pelo pedido da FETAG-RS, seria de 30%. No que se refere a recursos para o Plano Safra 2021/2022, o valor deverá ser o mesmo do anterior ou com pequeno aumento com as mesmas taxas de juros.

 

O aumento do limite de financiamento, considerados defasado pelo próprio Ministério, deverá sofrer reajustes, conforme solicitado pela FETAG-RS, porém, os novos valores não foram informados, mesmo caso do Pronaf Habitação. Sobre o Terra Brasil, o PNCF Empreendedor ainda não está sendo operacionalizado.

 

No Plano Safra atual, cujas informações dão conta de os recursos estão esgotados, há necessidade de complementação nos valores, que dependem de aprovação do PLN 04 no Congresso Nacional.

 

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “é possível dizer que tudo se encaminha para que tenhamos avanços importantes nos valores de enquadramento do Pronaf, além do rebate para os produtores de leite, que era uma demanda da FETAG-RS e dos Sindicatos, porém, deveremos ter os mesmos valores do ano passado e taxas de juros iguais, o que não acompanha a necessidade dos agricultores e pecuaristas familiares”.

Também participaram da reunião o presidente da CONTAG, Aristides dos Santos, o assessor da Região Sul da CONTAG, Nestor Bonfanti, e o assessor parlamentar Diego Kiefer.