NOTÍCIAS

Reunião trata sobre medidas para agricultores em municípios atingidos por ciclone

A Fetag-RS e a Regional Sindical Vale do Taquari estiveram hoje em audiência com a secretários(as) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para tratar sobre medidas voltadas a agricultores e pecuaristas familiares da região do Vale do Taquari que foram atingidos pelo ciclone do começo de setembro. Duas medidas foram anunciadas.

A primeira medida apresentada pelo MDA é de regulamentação de Medida Provisória que trata de linha de crédito para reestruturação de agricultores que registraram perdas nos municípios que estão com decreto de calamidade pública em vigor. Os financiamentos serão via Pronaf Mais Alimentos e Pronaf Reestruturação, com as mesmas taxas juros e rebate de 30% limitado a 15 mil reais.

De acordo com o MDA, a segunda medida será enviar nos próximos dias uma circular orientativa aos bancos para que todos atendam as renegociações de custeio e de investimento de acordo com o Manual de Crédito Rural e que as cooperativas que trabalham como recursos do BNDES e que possuem limitações de números de propostas e contratos que podem ser prorrogados, informem o Ministério caso esse número seja alcançado para que a situação seja avaliada e dada a possibilidade de atender a todos.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “as medidas são positivas, mas precisam chegar o mais rápido possível até as famílias. Grande parte dos produtores serão contemplados, porém, alguns ficarão de fora. Nós também solicitamos que as medidas anunciadas hoje sejam válidas para os atingidos pelo cilcone do mês de julho. Em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, seguiremos buscando medidas que atendam todos aqueles que foram atingidos”.