NOTÍCIAS

Reunião do grupo de trabalho do leite acontece na Expointer

Sob presidência do deputado Zé Nunes, foi realizada na manhã desta terça-feira (27), na Expointer, a reunião do Grupo de Trabalho do Leite da Assembleia Legislativa do Estado. Na presença de deputados, representantes de entidades representativas e de produtores, foram apresentados números da produção da cadeia leiteira. O presidente Carlos Joel da Silva representou a FETAG-RS.

Durante explanação da EMATER,  foram apresentados números que demonstram queda considerável no número de produtores que permanecem na atividade leiteira. Há poucos anos atrás, o eram mais de 80 mil. Hoje, estima-se que menos de 50 mil ainda estejam produzindo.

O representante do MAPA, Leonardo Isolan, o apresentou o grande potencial que o mercado chinês apresenta para receber o leite brasileiro. 
Darlan Pagliarini, representante do Sindilat, tratou sobre as INs 76 e 77, que entraram em vigor recentemente, apresentando aspectos relativos as novas instruções e as necessidades para as adequações. Volnei Schereiner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, falou em nome dos produtores da cadeia. Em sua fala, Volnei citou a queda crescente de famílias que ainda seguem na atividade, e que para atender os novos regramentos estabelecidos pelas INS, novos custos surgirão. “Os produtores não podem mais arcar com custos. É possível atender as instruções, mas com auxílio dos governos”.
O presidente Carlos Joel disse “ exportar para a China, somente, não resolve o problema. São necessárias políticas públicas que valorizem o produtor. Os governos precisam se orgulhar dos produtores”.