NOTÍCIAS

Seminário na Expoagro Afubra discute solo e água na agricultura familiar

A Expoagro Afubra foi palco do Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, promovido pela Fetag-RS, pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Afubra, Senar e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O seminário contou com palestras e espaço para debate entre os participantes. O engenheiro agrônomo da Afubra, Dionis Ricardo Henker, tratou sobre interação química, física e biológica na conservação do solo para o aumento da produtividade, e o engenheiro florestal Jackson Brilhante, doutor em Ciência do Solo e coordenador do Comitê Gestor do Plano ABC+RS, abordou as contribuições das tecnologias do Plano ABC+RS para conservação do solo e da água.
De acordo com o coordenador da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Cristian Wagner, o seminário permitiu aos agricultores momentos de reflexão sobre a importância de preservar o solo e a água. “existem projetos e ações que visam a conservação desses recursos e o agricultor precisa conhecê-los para que possa implementar na sua propriedade”.

Para 1ª secretária da Fetag-RS, Camila Rode, que representou a federação no evento, “a agricultura familiar é grande interessada em preservar o solo e a água, pois ele depende disso para poder cultivar alimentos. Terra boa e água na medida certa são a base para a produção no campo. Infelizmente, grande parte da sociedade enxerga o agricultor como vilão, mas isso não está correto”.