NOTÍCIAS

Seminário na Expoagro Afubra discute sucessão rural

A Fetag-RS e a Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, com o apoio da JTI, realizaram, nesta sexta-feira (22/3), na Expoagro Afubra, o Seminário Juventude Rural na Agricultura Familiar, evento que reuniu a jovens e lideranças de diversos municípios do Estado.

O evento teve como foco a sucessão rural e a diversificação como sendo estratégias para a sustentabilidade e contou com as palestras de Daiane Hass, de Passo do Sobrado, que tratou sobre o modo de vida da agricultura familiar; Deivid Schmidt, da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), e Viviane Migueli Kurtz, da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), que abordaram a pedagogia de alternância; a engenheira agrônoma da Fetag-RS, Jordana Schutz, que falou sobre tendências de mercado; e Dionatan Tavares com o tema políticas públicas para a juventude do campo.

Para a coordenadora estadual de Juventude Rural da Fetag-RS, Camila Rode, “é papel de muito importante discutir o futuro da agricultura e da pecuária familiar. São os jovens de hoje que produzirão os alimentos de amanhã, mas para isso temos que garantir que ele permaneçam no campo através de políticas públicas que os estimulem a seguir a atividade dos pais’.

O coordenador da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Cristian Wagner, afirma que “o seminário teve como objetivo discutir a importância das escolas do campo, que precisam estar alinhadas com os governos e entidades para que sejam construídas políticas públicas que valorizem as escolas e a garantam educação de qualidade para os jovens rurais”.

A Fetag-RS entende que a juventude rural necessita de olhar diferenciado por parte dos governos, pois a soberania alimentar do nosso planeta depende das futuras gerações e seguirá em busca de políticas públicas com essa finalidade.