NOTÍCIAS

Seminário debate Política de Saúde do Trabalhador

O debate com a sociedade em busca de uma política estadual para a saúde do trabalhador está em discussão no Conselho Estadual de Saúde (CES/RS). Em razão disto, o CES promoveu no dia 4 de abril o Seminário sobre a Política Estadual de Saúde do Trabalhador, no auditório da Fetag, em Porto Alegre.
No primeiro painel foi apresentada a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e a proposta para a política estadual, apresentadas pelos respectivos gestores. À tarde, no segundo painel, com contribuições e problematizações sobre o assunto, a mesa foi composta pelo médico do trabalho Rogério Dornelles, do Forum da Saúde do Trabalhador, Inque Schneider, diretora da Fetag e responsável pela área de saúde, e Karen Simone D`Ávila, do Sindicato dos Bancários.
Inque lembrou que a saúde faz parte da luta da Fetag desde a sua fundação, lá em 6 de outubro de 1963. Somente com a Constituição Federal promulgada em 1988, através do artigo 162, é que foi reconhecido o caráter da universalidade, bem como obrigação do estado a efetivação do direito à saúde. “Mesmo assim, a saúde só foi consolidada como direito humano depois que milhares de pessoas, lideranças sociais e políticas se mobilizaram e continuam mobilizadas em defesa do Sistema ùnico de Saúde – SUS. Nós precisamos de atendimento igualitário e de qualidade para todos”, justificou Inque. 

Assessoria de Imprensa – 04/04/2013