NOTÍCIAS

STR de S. Antônio das Missões filia-se à CTB

Com a presença de Sérgio de Miranda, vice-presidente da CTB-RS e também tesoureiro-geral da Fetag, da coordenadora regional da Central Rosane Simon, aconteceu ontem (05)a filiação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.
O ato foi realizado em meio a um dia intenso de atividades programadas pelo STR, que incluiu assembleia geral, atividades de formação com palestras sobre o CAR e Previdência Social, além de um almoço de confraternização em comemoração ao Dia dos Pais.
As atividades iniciaram-se com a coordenação do presidente do STR, Agnaldo Barcelos da Silva, que convidou para a mesa de abertura o prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos, Sérgio de Miranda, representando também a Fetag, e Elisete Hintz, secretária-geral da Federação.
Em sua saudação em nome da Fetag e da CTB, Miranda falou da alegria de participar do dia da assembleia e de festividades, sublinhando a presença do prefeito da cidade. “É bom a administração pública estar presente como é bom participar deste encontro que começa com uma comemoração saudando o Dia dos Pais, porque nossa vida não é só de trabalho, mas também destes momentos que nos trazem ânimo e motivação”.
Em seguida, Elisete Hintz fez uma palestra com esclarecimentos sobre a Previdência Social para os trabalhadores rurais, que puderam também tirar dúvidas sobre esta questão. Após a palestra, Miranda retomou a palavra explicando a organização das centrais sindicais, sua função na representação e na luta dos trabalhadores e a importância dos Sindicatos estarem filiados a uma central. “Muitos de nossos direitos, como a aposentadoria e outras questões relativas aos direitos previdenciários foram conquistados com trabalho, organização e esforço de todos, na luta da classe trabalhadora. Só que toda vez que tem crise os primeiros prejudicados são os trabalhadores”, enfatizou.
Ele lembrou algumas destas conquistas do movimento sindical como o Programa de Habitação Rural e o crédito fundiário, ao passo em que contrapôs estas conquistas ao recente aumento da taxa de juro do Pronaf e a elevação do custo do Proagro. “Algum saldo sempre sobra para os trabalhadores pagarem, mas, apesar disso, avançamos muito. Há 20 anos não havia Pronaf, salário-maternidade, programas de habitação, crédito fundiário e o programa de garantias de preços da agricultura familiar, conquistas que mudaram a vida do agricultor”. O dirigente ressaltou que nestas ações se percebe a importância do Sindicato e da organização dos trabalhadores e trabalhadoras na luta contra retrocessos e por melhorar as condições de vida para todos. “Precisamos aumentar a nossa participação na organização para manter estes direitos, ampliar e buscar novos”, justificou.
Miranda ainda fez um breve histórico de criação da CTB, que tem apenas oito anos desde a sua fundação, enfatizando o importante papel que os trabalhadores rurais tiveram na criação da entidade, junto com outras categorias. “É uma Central que cresce a cada dia porque tem como grande objetivo a defesa da classe trabalhadora, independentemente de quem está no governo”, afirmou.
A próxima a falar foi a coordenadora Regional da CTB, Rosane Simon, que ressaltou o papel que a CTB desempenha, com a característica diferente que é a de juntar a força do homem e da mulher campo com a força do homem e da mulher da cidade. “É importante a presença de vocês junto conosco na CTB para reforçar a nossa luta e termos cada vez mais instrumentos para buscar mais conquistas”, ponderou.
O presidente do STR, Agnaldo Barcelos da Silva, coordenador regional da Fetag, falou sobre a decisão do Sindicato pela filiação na CTB. “Só chegamos a esse momento de propor a nossa filiação à CTB aos nossos diretores e associados pela compreensão de que as centrais são uma instância fundamental para a defesa dos direitos dos trabalhadores e também pela compreensão de que os trabalhadores rurais têm que ocupar este espaço com as suas pautas. Eu acredito que nossa luta acontece por dentro e se nós queremos fazer esta luta, fortalecendo a luta de todos os trabalhadores, temos que participar”, observou.
Concluindo as atividades, Miranda parabenizou a entidade e deu as boas-vindas a sua participação na CTB. “Vocês estão se somando na grande luta dos trabalhadores do Brasil e é importante estarem juntos na defesa dos interesses de todos. Meu último chamamento é para que fortaleçam cada vez mais este Sindicato. Vocês têm uma bela entidade, com um grande patrimônio construído com a colaboração de todos vocês e com uma diretoria atuante. Não deixem a sua diretoria só, mas estejam sempre juntos e apoiando esta luta que é de todos”., concluiu.
Em seguida, foi assinada a ficha de filiação do Sindicato à CTB e os presentes seguiram para o almoço de confraternização em comemoração ao Dia dos Pais.

Assessoria de Imprensa – 06/08/2015