NOTÍCIAS

STR de Tupanciretã e Jari querem implantar o SUSAF

     O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari estão trabalhando para implantar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), o qual permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o Rio Grande do Sul. No dia 31 de maio, o presidente do STR, Márcio Teixeira Dias, acompanhado de Vanusa Zangbusch, técnica agrícola, e de José Luís da Silva, chefe da Emater, a veterinária Rosaine de Jesus Quevedo de Moraes e Edgar e Andressa Fioresi, proprietários da Agroindústria de Embutidos Fioresi, todos de Tupanciretã, fizeram uma visita técnica à Agroindústria de Embutitos Steffer, de Victor Graeff, um dos 30 municípios que têm SUSAF.
     A delegação foi recebida pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, Volnei Schreiner. Em seguida, o grupo foi levado à Secretaria da Agricultura, onde foi recebido pelo veterinário Ivanir Urbano Born, o qual relatou que as regras que regem o SUSAF no município estão sendo adequadas à realidade e que em momento algum coíbem ou dificultam a instalação das agroindústrias. “As exigências são feitas de forma que a agroindústria possa se instalar, trabalhar e com isso gerar renda à família e com o tempo vão se enquadrando à lei”, explicou Born.
Depois eles visitaram a Agroindústria de Embutidos Steffler, de Jorge Leandro e Sidnês Steffler, um empreendimento dotado de instalações  simples, mas que se enquadram nas normas de higiene e de produção, sem onerar custos a Jorge e Sidnês, que trabalham em regime de economia familiar. Os Steffler afirma que o SUSAF é uma forma de fazer com que a agroindústria possa vender sua produção além dos limites de Victor Graeff, dando alternativas de crescimento e ICMS para o município.
     Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão ao SUSAF, é necessária a comprovação da equivalência junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

Assessoria de Imprensa – 05/06/2017 – Luiz Boaz (51) 99314-5699