NOTÍCIAS

Subcomissão da Assembleia Legislativa debate sanidade avícola

A Subcomissão para tratar da Instrução Normativa 59/2007, que discute regras avícolas, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa e relatada pelo deputado Elton Weber, está reunida na tarde de hoje (13) no auditório da Fetag. Após encerrada a fase de interiorização (Tupandi, Westfália e Nova Prata), que debateu “in loco” as dificuldades na aplicação da norma sanitária, que desestimula investimentos e pode inviabilizar centenas produtores, neste encontro serão encerrados os debates, adiantou Weber, cujo problema afeta 70 municípios das regiões Noroeste, dos vales do Taquari e Caí e também da Serra. “O relatório que servirá de base para a negociação com o Mapa deve ser concluído até o começo da segunda quinzena de julho, inclusive com o fechamento desta tarde”, enfatizou.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que a Federação entende a necessidade das revisões das Instruções Normativas Nºs 56 e 59, já que estão na contramão e há necessidade de considerar as diferenças regionais. “As famílias precisam continuar produzindo e mantendo a juventude no campo. A Fetag defende uma agricultura com gente no meio rural. A responsabilidade é de todos, isto é, prefeitos, técnicos, vereadores, entre outros. Temos que encontrar o caminho com responsabilidade para manter a sanidade”, defendeu.
Esse problema também repercute em Brasília. A pedido do deputado federal Heitor Schuch, que esteve presente nas discussões, revelou que a Comissão de Agricultura da Câmara Federal fará uma audiência pública sobre o tema. A data ainda será marcada.

Assessoria de Imprensa – 13/07/2015