NOTÍCIAS

Tarcísio Minetto assume SDR

O economista Tarcísio Minetto foi empossado hoje (6) à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Numa indicação do PSB e com o apoio da Fetag, Minetto é um técnico identificado com o segmento, conhecedor do cooperativismo e da agricultura familiar. Dezenas de lideranças da Federação e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais prestigiaram a posse de Minetto, que ainda contou com representantes das mais diversas entidades.
O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, foi escolhido para falar em nome dos movimentos sociais e destacou que o novo secretário encaixou como uma luva. “Ele tem tudo para realizar um bom trabalho”, sintetizou. O dirigente disse que a demanda mais importante neste momento é acelerar projetos que não andaram, como irrigação e pecuária leiteira. 
O setor primário, em especial a agricultura familiar, é determinante no desenvolvimento do Estado. Os números confirmam essa informação, uma vez que as cadeias produtivas vinculadas ao segmento representam quase a metade do PIB do RS, sendo que as vinculadas à agricultura familiar 27% do PIB gaúcho.Para se ter uma ideia da importância da SDR, a execução orçamentária passou de R$ 166 milhões em 2011 para R$ 400 milhões em 2014, beneficiando 360 mil famílias de agricultores.
Minetto revelou que assumir a Pasta foi um grande desafio e responsabilidade. Para ele, a política de desenvolvimento rural no cooperativismo não é e nem pode ser um fim em si mesmo, mas um meio para canalizar os anseios dos agricultores familiares e do cooperativismo em todos os seus ramos. “A SDR tem a responsabilidade de formar políticas e diretrizes do desenvolvimento rural específicas dentro da diversidade existente”, completou. 

Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9314-5750

Assessoria de Imprensa – 06/01/2015