NOTÍCIAS

UFRGS debate Saúde, Desenvolvimento e (In)Sustentabilidade Rural

     O auditório da Faculdade de Economia da UFRGS sediou a 3ª Jornada de Estudos Rurais e Saúde, nos dias 26 e 27 de outubro, que teve por tema Saúde, Desenvolvimento e (In)Sustentabilidade Rural.
     O foco central foi discutir a (in)sustentabilidade e suas implicações para a saúde e o desenvolvimento no meio rural. As palestras possibilitaram pesquisadores, profissionais, representantes do Estado, dos movimentos sociais, agricultores e publico em geral abordar pontos relevantes sobre o assunto. A Conferência de abertura foi proferida por Leonardo Melgarejo (Agapan/ABA-Agroecologia) com o tema O Panorama Atual do Uso dos Agrotóxicos no RS e no Brasil.
     Aconteceram nos dois dias mesas-redondas, com trabalhos referente à Saúde Ambiental e do Trabalhador; Soberania Alimentar na Agricultura Familiar; Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável; Redes Alimentares Alternativas, Segurança Alimentar e Nutricional: Perspectivas dos Agricultores; Dinâmicas Sociotécnicas na Agricultura e Conhecimento, Inovação e Ação Social no Mundo Rural; A Experiência do MST com a Política Nacional da Saúde dos Povos do Campo e da Floresta. 
     Ao final do evento aconteceu o Lançamento do Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde e distribuição de livros da Editora UFGRS com os seguintes títulos:
O Rural e a Saúde (Tatiana Gerhardt  e Marta Lopes);
Lavouras Transgênicas, Riscos e Incertezas (Gilles Ferment, Leonardo Melgarejo, Gabriel Fernandes e José Ferraz);
– Desenvolvimento Rural e Gênero: Abordagens Analíticas, Estratégias e Políticas Públicas (Staduto J.A.R, Souza, M. Nascimento);
O Processo de Trabalho e Adoecimento de Agricultores do Tabaco (Deise Lisboa Riquinho e Elidaq Hennington); e
– Educação Ambiental para a Comunidade do Conjunto Habitacional Porto Novo (Marlise Mesquita).
     Segundo Paula Rosana Fortunato, assessora de Saúde da Fetag, foram dois dias de grande aprendizado e trocas de experiências, mas infelizmente com público reduzido.

Assessoria de Imprensa – 04/11/2015