NOTÍCIAS

Vale do Taquari organiza Dia Internacional da Mulher

O 16º Encontro Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais, em comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher será realizado amanhã, 8 de março, na cidade de Santa Clara do Sul. Ele acontece a cada ano em um município diferente, sendo um evento da Regional Sindical Vale do Taquari, que congrega 19 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e com abrangência em 27 municípios.
A organização deste Encontro Regional tem a parceria e o apoio da Administração Municipal de Santa Clara do Sul, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Ascar-Emater local, da Unidade da Cooperativa Sicredi de Santa Clara do Sul, da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, da União Santaclarense de Clubes de Mães e do grupo de Feirantes do município. Com esta parceria formada e com o apoio das diversas entidades do município, o evento traz uma variada programação ao público visitante, tanto para o rural como para o urbano. Além da solenidade da abertura oficial, com a apresentação da mística a cargo da comissão regional de mulheres e a fala das autoridades, o encontro será culminado com a palestra do presidente da Fetag, Elton Roberto Weber.
Para as mulheres, o momento mais esperado é o desfile das agricultoras, cujas candidatas se inscreveram e representam cada município presente e  no final, por sorteio, será escolhida a “Agricultora Destaque Regional 2014”. Durante o dia haverá à disposição do público a exposição e feira de flores, a feira da saúde, a feira do artesanato rural e a feira do produtor rural. Ao meio-dia será servido um almoço de confraternização, ao estilo de buffet ao preço de R$ 13,00 por pessoa, com apresentações artísticas e culturais.

Por que o Dia Internacional da Mulher?
Desde o ano de 1857, o dia 8 de Março entrou para história. Foi quando 129 mulheres trabalhadoras clamaram por Justiça e foram queimadas vivas e seu eco de dor e sofrimento resultou na atualidade no maior ato de bravura, de organização e de coragem das trabalhadoras rurais e urbanas.Dias de Igualdade e de Fraternidade fazem parte dos sonhos e inquietações, sendo que através destes encontros, as mulheres refletem sua posição na sociedade e como utilizar sua força transformadora como cidadãs. Na Constituição Federal de 1988 estão bem especificados os direitos de igualdade entre homens e mulheres. Na realidade, os conceitos da liberdade de gênero são diferenciados. A lei existe, mas para acontecer é preciso que se rompem barreiras machistas e culturais que estão presentes com raízes históricas. Para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), o dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher – é uma das datas mais comemoradas em todas as 23 Regionais Sindicais administrativas da Fetag.

(Colaboração do assessor regional sindical Nilo Schneider/Lajeado)