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VOCÊ SABIA? A agricultura familiar produz comida de verdade

É necessário ficar atento às transformações do modo em que as pessoas se alimentam. O ato de se alimentar está sendo compreendido de forma mais abrangente do que a simples ingestão de proteínas e carboidratos para saciar a fome. A ideia de que a comida tem origem, história e conexão com quem a produz é uma crescente.

Conglomerados econômicos e industriais do setor agrícola e da alimentação, apesar de ainda dominantes, não possuem mais uma narrativa hegemônica sobre o modo fast food de se alimentar. É aí que a agricultura familiar vem ocupando espaço de maior relevância nos últimos anos. Responsável pela produção de 70% dos alimentos de acordo com o IBGE, é no modo de produzir da agricultura familiar que se encontra um dos principais pilares da ideia comida de verdade.

A agricultura familiar tem a capacidade, e principalmente a competitividade dentro do mercado, para oferecer ao consumidor alimentos de qualidade, com sabor e características únicas que estão conectadas com a história, com o território e com as pessoas que estão produzindo. Características estas, que são impossíveis de serem alcançadas em alimentos ultra processados que inevitavelmente terão de ser produzidos em larga escala industrial.

Esta característica única do modo de produzir, uma vez compreendida como estratégica para a manutenção das famílias no campo e até da sucessão rural, é necessário refletir como estão sendo utilizadas políticas como o Pronaf para fortalecer estas estratégias. Da mesma forma as políticas de comercialização e as regras de inspeção sanitária, elementos importantes para viabilizar e garantir a continuidade do trabalho destas famílias.

As cadeias curtas de produção e consumo conectadas com a ideia da comida de verdade necessitam de maior atenção. Agricultores aflitos com o custo de produção das commodities agrícolas ou com a relação, por vezes abusivas, das grandes indústrias, precisam “virar a chave” para compreender o valor da sua produção e buscar uma outra perspectiva de renda, de qualidade de vida e de posição no mercado.